Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Percursos investigativos: uma proposta interdisciplinar para o ensino na educação básica
Welinton Antero Lima Campos, Ilana Rossi Hack, Maria Elisabete Fernandes, Poliana Lovatel Pontel, Mariana Lisbôa de Oliveira, Itaise Moretti Lima, Betiane Paim Dias

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


Este trabalho é uma proposta de atividade interdisciplinar realizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), discentes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas. A atividade se desenvolveu na forma de percurso investigativo, com a temática “tipos de solo”, aplicada no  sétimo ano do ensino fundamental e também na educação infantil, com alunos da pré-escola. A abordagem central desta proposta foi a construção do conhecimento a partir da experiência (conhecimento empírico), o estímulo à observação e a alfabetização científica. No ensino fundamental os alunos realizaram coleta de amostras de solo dos ambientes doméstico e escolar, elaborando hipóteses sobre sua classificação. A pergunta inicial aos alunos: Quais tipos de solo estamos pisando? Durante o percurso trabalhamos com os três tipos de solo argiloso, arenoso e humífero. Inicialmente os alunos classificaram que estavam pisando em terra e que tinham difenças  entre as mesmas. Com práticas e brincadeiras que estimulam o aprendizado. Já na educação infantil, as crianças da pré-escola foram incentivadas a explorar o solo de maneira sensorial e lúdica, foi uma verdadeira descoberta o ato de plantar sobre diferentes tipos de solo, manusear e criar registros através de suas aprendizagens. No decorrer desta proposta foi possível proporcionar aos alunos/crianças um ambiente de aprendizado, exploração e construção de saberes, pois os  alunos e crianças foram protagonistas no processo de construção e reconstrução de saberes e conhecimentos, tendo como base suas próprias experiências e constatações. Ao trabalhar o tema do solo em diferentes contextos educacionais, obtivemos dos estudantes e crianças uma compreensão mais profunda do mundo natural e sua interrelação com o aprendizado, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional e que vislumbra a autonomia dos envolvidos na construção de saberes. Por meio desse trabalho foi possível constatar a importância do ensino por investigação e como ela pode ser uma ferramenta na busca de uma educação que tem como objetivo a formação integral dos sujeitos.

Palavras-chave


alfabetização científica, interdisciplinaridade e ensino por investigação.

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