Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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NEPGS: promovendo o respeito às questões de gênero e sexualidade entre jovens estudantes
Laura Hadres Mendes, Vanessa Petró, Laís Natália Rauber, Lílian Escandiel Crizel, Camila de Azevedo Moura, Mônica Chagas da Costa

Última alteração: 21-02-2024

Resumo


O trabalho concentra-se na promoção da reflexão e conscientização de jovens sobre questões de gênero e sexualidade, visto a falta de um diálogo consciente e responsável com a comunidade sobre essas temáticas que, por sua vez, causa uma série de violências e opressões sobre pessoas LGBTQIAP+. Reconhecendo a importância de abordar essas questões de maneira sensível e educativa, dada a complexidade do tema envolvido e sua influência na vida dos jovens, o projeto de extensão do NEPGS tem como objetivo facilitar a compreensão dos conceitos de gênero e sexualidade, promover um ambiente inclusivo e de respeito para todos(as) os(as) estudantes, encorajar a discussão aberta e construtiva sobre diversidade sexual e estimular a empatia e a compreensão das experiências de outras pessoas. Para isso, realizamos oficinas com a comunidade externa (escolas) e interna. Entre as oficinas, foram realizadas as seguintes: a) sobre os conceitos de gênero e sexualidade, feita no contexto das "Oficinas Formativas" do Campus Feliz com estudantes do 3° e 4° anos, proporcionando uma reflexão sobre essas temáticas de maneira educativa e interativa; b) Oficia com o conto  "Vó, a senhora é lésbica?" de Natália Borges Polesso, integrando estudantes de ensino médio do Campus Feliz e de uma escola estadual, além de ser uma parceria com o projeto de extensão “Experiências de Leituras Compartilhadas” c) Participação no CineNapne, que contou com estudantes do 6º ao 9º ano de uma escola municipal, para a exibição do filme "Hoje eu quero voltar sozinho". Após a exibição, realizamos um debate sobre as diversidades, permitindo que os alunos expressassem suas opiniões e dúvidas, d) Conjunto de oficinas em escola municipal sobre estereótipos de gênero e consentimento, envolvendo estudantes da educação infantil até o ensino fundamental. As discussões em nossas oficinas têm sido esclarecedoras e construtivas, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo. Em resumo, o reconhecimento e o respeito às diversidades de gênero e sexualidade são uma tarefa que precisa ser contínua, mas percebemos que o trabalho está tendo bons resultados, pois a comunidade externa têm buscado por ações do NEPGS. Acreditamos que esses esforços contribuem para um futuro mais igualitário e inclusivo, onde todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, possam viver com dignidade e respeito.



Palavras-chave


Gênero; Sexualidade; Conscientização.

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