Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Apoio técnico - monitoria didática em horticultura no IFRS campus Vacaria.
João Vitor Boeira Almeida, Gabriel Nachtigall Marques

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


A monitoria didática em horticultura consiste na organização do espaço das aulas práticas de horticultura, auxiliando juntamente com a fixação do conhecimento prático e teórico. Fazendo as seguintes atividades: Separar ferramentas como: enxadas, rastelos, tesouras de poda, bandejas de mudas, etc. e os matérias como substratos, adubos, sementes, insumos gerais. Todos os utensílios necessários para a execução da aula. Pois as aulas práticas de horticultura consistem em instruções e atividades onde os alunos têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos. Essas aulas são essenciais para o aprendizado efetivo da horticultura, pois permitem que os alunos vivenciem as técnicas e procedimentos de cultivo na prática. Durante as aulas são passados os conhecimentos básicos da horticultura como: preparo de solo, semeadura, produção de mudas, desbaste, raleio, poda, irrigação. Essas práticas são realizadas nas estufas e horta, do campus.

A horticultura e o ramo das ciências agrarias que estuda as técnicas de produção de diversas culturas agrícolas. Os horticultores cultivam grande variedade de plantas como:  frutíferas, flores, hortaliças e plantas medicinais as quais geralmente são cultivadas em canteiros, pomares, estufas e hortas. Essa forma de agricultura inclui técnicas como poda, irrigação, controle de pragas e adubação para garantir o crescimento saudável das plantas. Essas técnicas de manejo são muito importantes para o aprendizado dos discentes dos cursos técnicos, técnico em agropecuária e agronomia, esses conhecimentos são passados no formato de aulas práticas.

Outro aspecto importante das aulas práticas é que elas estimulam a participação ativa dos alunos. Ao realizar as atividades práticas, os estudantes se envolvem de forma mais ativa na aprendizagem, isso promove o desenvolvimento do pensamento. Além disso, as aulas práticas também permitem a interação e colaboração entre os alunos, proporcionando um ambiente propício para a troca de experiências, e trabalho em equipe. É importante que os alunos tenham a oportunidade de praticar as habilidades aprendidas sob supervisão, para desenvolverem suas habilidades práticas.

O monitor também pode auxiliar os alunos na execução das atividades, tirando dúvidas, orientando e corrigindo possíveis erros durante a aula. Garantindo que estejam realizando as atividades corretamente e compreendendo os processos.

Além disso, a monitoria de ensino na horticultura pode compartilhar sua experiência prática com os alunos, enriquecendo o processo de aprendizagem com exemplos, e vivencias. também podem trazer novas ideias e abordagens para as aulas, enriquecendo o conteúdo oferecido e possibilitando uma visão mais ampla sobre a horticultura.

Concluindo, o monitor além do conhecimento que o monitor passa aos alunos ele também adquiri a demonstração desse conhecimento para os demais fomentando a acurácia desse desenvolvimento agregando em sua vida acadêmica.

 

 

 


Palavras-chave


Aulas Práticas; Monitor; Ensino;

Texto completo: PDF