Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Da horta para a mesa: Agroecologia em pauta na educação pública.
Guilherme Torres Pereira, Ademilde Prado, Felipe Bragagnolo, Maria Oliveira

Última alteração: 21-02-2024

Resumo


O projeto Da Horta Para a Mesa surge no diálogo entre estudantes e servidores do IFRS campus Alvorada e moradores da comunidade do entorno do campus, visto que o campus carece de laços com a comunidade em que está inserido, algo que é uma forte característica dos institutos federais. Outro fator preponderante na implantação do projeto foi o desconhecimento de temas fundamentais para o combate às mudanças climáticas como a devastação causada pelo agronegócio e a importância do movimento agroecológico, principal desafio da geração atual, apontado em pesquisas realizadas em 2022 pelos estudantes do terceiro ano do ensino médio integrado ao técnico em meio ambiente do campus. Para suprir essas demandas foram planejados visitas e rodas de conversas para discutir textos relacionados a agroecologia, impactos antrópicos e aquecimento global, com alunos do nono ano do ensino fundamental em três escolas públicas da mesma macrozona do campus (foram escolhidas a escola municipal de ensino fundamental Professora Alice de Carvalho, a escola de ensino médio Campos Verdes e a escola estadual de ensino médio Mauricio Sirotsky Sobrinho), com três objetivos: I)Promover diálogos sobre agroecologia com os estudantes, fomentando o debate da pauta com materiais didáticos baseados em autores amplamente reconhecidos como Ana Primavesi, Leonardo Boff e Ailton Krenak. II) Divulgar o IFRS - campus Alvorada. III) Convidar os alunos a participarem da horta comunitária em construção no Centro de referência de assistência social (CRAS) - Cedro, iniciativa paralela do mesmo projeto de extensão. É esperado que o projeto desperte interesse na comunidade mais jovem para atividades e pensamentos agroecológicos. Com esse interesse e conhecimento, espera-se que esse público se envolva em mais ações comunitárias e  seja capaz de interagir em discutir caminhos para um futuro mais sustentável.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Agroecologia; Mudanças climáticas

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