Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Tela cíclica: uma crítica ao consumo televisivo sem reflexão
Jordana Pavan Dos Santos, Carina Dartora Zonin, João Eduardo Sostisso Barbosa

Última alteração: 02-02-2024

Resumo


A cultura de massa, com sua influência abrangente e onipresente, desempenha um papel significativo na sociedade contemporânea. Mediante a televisão e outros meios de comunicação, a cultura de massa molda comportamentos, atitudes e percepções das pessoas. A obra, intitulada Tela cíclica: uma crítica ao consumo televisivo sem reflexão, em sua amplitude, visa prender a atenção do espectador tal qual os programas e propagandas de televisão o fazem. Nosso objetivo é fazer com que quem analise a mesma se identifique como um espectador preso a um ciclo que é: ‘Olhar a TV’, ‘Escutar a TV’, ‘Reproduzir o que diz a TV’, já que tudo ao redor dela faz menção à necessidade de se voltar o olhar para a televisão e de se seguir preso à tela. É, assim, uma metáfora ao consumo televisivo, sem pensamento crítico, através do qual quem assiste aos programas televisivos não se pergunta pelos porquês  ou se faz algum sentido o que está sendo reproduzido, é, simplesmente, o consumir por consumir, um cérebro como tantos outros formados para um tipo de consumo irracional, passivo, apático. Nesse cenário, que ganha espaço e voz em momentos como esse, de divulgação, reflexão e transformação do conhecimento, através do pensamento crítico, nesta Mostra Cultural, fortalecemos os propósitos do trabalho, como a utilização de produtos sustentáveis e lixo eletrônico, de maneira criativa e responsável, para a criação da proposta; a análise das metáforas e do simbolismo utilizados na obra para representar o ciclo de consumo televisivo; a percepção de como a obra aborda a falta de questionamento crítico por parte dos espectadores; a exploração de como ocorrem as implicações sociais e culturais do consumo irracional na cultura de massa. Tendo em vista as consequências do planejado, é previsto que este ensaio forneça uma análise aprofundada da forma como a cultura de massa é retratada na obra, incluindo o seu papel na captura da atenção dos espectadores; uma análise das técnicas artísticas e literárias utilizadas para transmitir sua mensagem; uma reflexão sobre como a cultura de massa pode influenciar o comportamento do público, promovendo um consumo passivo; considerações sobre como essa falta de questionamento crítico pode afetar a sociedade e a identidade cultural das pessoas. Nas considerações finais desta prática, serão destacados os principais insights obtidos, através da análise da obra; discussão sobre a importância de questionar e refletir sobre a influência da cultura de massa no âmbito social e, ainda, consideraremos como a conscientização sobre essas questões podem levar a um consumo mais informado e crítico, contribuindo para uma sociedade mais reflexiva e culturalmente consciente.

Palavras-chave


Consumo televisivo; Cultura de massa; Comportamento social

Texto completo: PDF