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Olimpíada Brasileira de Informática: divulgação e capacitação de estudantes de educação básica
Pedro Henrique Urio dos Santos, Alexandro Magno Adário, Jordana Pavan dos Santos

Última alteração: 21-02-2024

Resumo


Para prosperar no século XXI, é imperativo que os cidadãos compreendam os conceitos fundamentais de programação e computação. A Ciência da Computação é essencial em diversas esferas, desde o tráfego urbano até diagnósticos médicos avançados. Seu aprendizado capacita os indivíduos não apenas como consumidores conscientes, mas também como agentes criativos colaborativos, aprimorando a qualidade de vida global. Os computadores ampliam nossa inteligência e permitem colaborações à distância em projetos que exploram o universo ou investigam níveis subatômicos e quânticos. Capacitar crianças e adolescentes nesse contexto é essencial para que prosperem em um mundo em constante evolução, impulsionando seu desempenho escolar e desencadeando novas habilidades e vocações. Nesse cenário, atuando nos anos finais do Ensino Fundamental, este projeto tem como propósito incentivar a comunidade externa, estudantes do ensino básico, para se tornarem conhecedores de lógica de programação básica, preparando-os para compartilhar conhecimentos cruciais aos seus colegas; disseminar entre os dos estudantes do Ensino Fundamental a importância do aprendizado dos princípios de lógica e programação de computadores, fornecendo-lhes uma base sólida para futuros estudos; motivar os estudantes a compreenderem a relevância da lógica e programação de computadores em suas vidas, incentivando seu interesse por esses temas; conduzir oficinas de capacitação em lógica, programação e robótica, preparando os alunos para competições e fornecendo oportunidades práticas para aplicar seus conhecimentos. Tendo em vista as consequências do planejado, é previsto que a um aumento significativo na participação de estudantes do ensino Fundamental e Médio na Olimpíada Brasileira de Informática, demonstrando o impacto positivo da preparação; o desenvolvimento aprimorado de habilidades fundamentais, como lógica, raciocínio abstrato, resolução de problemas, sistematização e modelagem de dados, em todos os participantes; uma notável evolução nos estudantes do Ensino Médio em disciplinas relacionadas à programação e ao desenvolvimento de sistemas, preparando-os para carreiras em constante crescimento nesse campo. Analisando a intenção do projeto, equipar os estudantes da Educação Básica com as habilidades e conhecimentos necessários para prosperar em uma sociedade impulsionada pela Ciência da Computação, garante que eles se tornem participantes ativos e inovadores em um mundo digital em constante evolução.


Palavras-chave


Lógica; Olimpíada; Informática

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