Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Monitoria e práticas de programação
Pedro Eduardo da Silva Protas dos Santos, Raquel de Miranda Barbosa, Breno Xavier de Paula

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O projeto de ensino “Monitoria e Práticas de Programação” tem origem na necessidade de auxílio que alguns alunos que cursam a disciplina de Introdução à Programação podem ter com a mesma, além do treinamento para os competidores da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Para auxiliar os estudantes, são disponibilizados 4 horários semanais de monitoria, distribuídos entre manhã e tarde. Nesses horários, um dos laboratórios de informática do campus fica aberto sendo supervisionado por um dos bolsistas, onde os alunos da disciplina podem, com a ajuda do bolsista presente, exercitar a lógica de programação através de exercícios propostos pelo monitor ou atividades e trabalhos começados em aula e ainda tirar dúvidas relacionadas à matéria. Através da monitoria, é possível diminuir a evasão dos alunos do Instituto Federal, pois com as atividades propostas nela muitas das dificuldades dos alunos podem ser resolvidas, e dessa forma a chance de os alunos saírem do curso por receio de não conseguirem finalizá-lo diminui. Até o presente momento, observou-se um maior número de alunos na monitoria quando os alunos tinham algum trabalho cujo prazo de entrega estava próximo. Com o incentivo dos bolsistas do projeto e dos professores, houve um número recorde de inscrições na última edição da OBI (27 inscritos), sendo a maioria delas no nível 1 (16 alunos), além de outras 8 inscrições do nível 2 e 2 do nível sênior. Além das atividades de práticas de programação, também foram gravados vídeos para ajudar os competidores com possíveis dificuldades na execução das provas e facilitar o estudo para eles. Ao final da segunda fase da olimpíada foram classificados 5 alunos para a fase final.


Palavras-chave


Programação; monitoria; competições de programação (OBI).

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