Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Tessituras e narrativas: autorias afrocentradas e mídias
Isaac Oder Haack Dahmer, Cleusa Albília de Almeida, Emilli dos Santos da Silva

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


O projeto "Tessituras e Narrativas Afrocentradas" do IFRS - campus Canoas tem como objetivo primordial promover, divulgar e valorizar as narrativas criadas por mulheres inseridas num contexto de supervalorização da cultura eurocêntrica. Busca ser um espaço inclusivo, onde todas as vozes são não apenas ouvidas, mas também respeitadas, combatendo a exclusão que frequentemente se manifesta devido ao preconceito e à subvalorização de suas ricas culturas afrodescendentes e indígenas. Além disso, o projeto visa concretizar a construção de identidades, especialmente entre os jovens de origem preta ou parda, através da formação e educação. Este propósito está em plena sintonia com a Lei Nº 10.639/03, que estipula o ensino da história e cultura afro-brasileira. Utiliza-se, para tal fim, autoras notáveis como Angela Davis, Carolina Maria de Jesus, Djamila Ribeiro, Nilma Lino Gomes, entre outras, buscando aprofundar-se nessa temática para, posteriormente, disseminar o conhecimento adquirido por meio de resumos, vídeos e postagens em nossas plataformas nas redes sociais. Nesse sentido, o projeto almeja estimular a expressão criativa e forjar uma comunidade de artistas por meio do nosso site, ao mesmo tempo em que conscientiza sobre a persistência do preconceito e ressalta a importância de se expressar enquanto pessoa não branca. Cabe ressaltar o êxito do evento mais recente por nós organizado, o qual contemplou palestras e oficinas abordando uma ampla gama de temas, como as experiências das mulheres migrantes, a riqueza da cultura indígena, a arte das tranças afro e a música. O site http://tessituras.canoas.ifrs.edu.br oferece um ambiente seguro e acolhedor para o compartilhamento de tessituras e o reconhecimento do trabalho desenvolvido. Em suma, o projeto representa uma iniciativa de importância inestimável ao promover a diversidade cultural, combater a discriminação e empoderar a juventude, ao mesmo tempo em que confere o merecido valor às narrativas das mulheres afrodescendentes e indígenas no Brasil.

 

BARROS, Marcelo. África, Brasil, história e futuro. Porto Alegre-RS: PUCRS, ano 45, n. 379, ago/2007, p.8.

DUARTE, Eduardo de Assis; FONSECA, Maria Nazareth Soares (orgs.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. 4 vol. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad. Maria Adriana da Silva Caldas. Salvador: Livraria Fator, 1983.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis:Vozes, 2001.

ROCHA, Rose de Melo. Comunicação e consumo: por uma leitura política dos modos de consumir. In. BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Atlas, 2008.

BAITELLO JUNIOR, Norval. A era da iconografia: reflexões sobre imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus, 2014.

BERND, Zilá. Introdução à literatura negra. São Paulo: Brasiliense, 1988. Cadernos Negros, no 1. São Paulo: Edição dos Autores,1978.


Palavras-chave


Cultura-afrocentrada; Tessituras; Mídias

Texto completo: PDF