Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Técnicas de estudo: despertando um novo olhar sobre como aprendemos
Bernardo Augusto Schneider, Vanessa Bugs Gonçalves

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


No cotidiano das escolas brasileiras, identifica-se pouca discussão sobre métodos de estudo. Logo, percebe-se a dificuldade que os estudantes possuem em estudar e, consequentemente, em aprender efetivamente. Essas razões levaram ao desenvolvimento do presente projeto de ensino, responsável por levar ao cotidiano acadêmico técnicas e instruções de como render mais nos estudos, visando garantir um aprendizado duradouro. Com isso, pretende-se minimizar a desmotivação dos estudantes, bem como o risco de evasão ou retenção escolar. O projeto, portanto, visa conscientizar a comunidade acadêmica do ato de estudar, bem como dialogar sobre questões relacionadas à procrastinação, outro fator que pode implicar, sobremaneira, no rendimento escolar dos estudantes. As ações do projeto ocorrem em diversas esferas. Nas redes sociais, o Instagram do projeto conta com publicações acerca de dicas de estudo, administração do tempo e rotina. Na plataforma de vídeos do YouTube, uma série de episódios no formato de podcast, chamado de “Podestudar”, têm sido roteirizados para conversar com alunos sobre temas relacionados aos estudos, como, por exemplo, a disciplina nos estudos e a conciliação da rotina acadêmica com os esportes. No ambiente escolar, foram ofertadas oficinas que proporcionaram aos estudantes, debates e reflexões sobre as formas de estudar, superar a procrastinação e questões relacionadas à organização e ao foco. E, como produto final, os saberes adquiridos ao longo do projeto irão se converter em um e-book interativo, buscando conquistar a atenção dos estudantes, através de desafios, e incentivando-os a aplicação desses conhecimentos no cotidiano. Portanto, ao manter esse vínculo constante com os estudantes, o projeto almeja despertar nos alunos um novo olhar sobre o ato de estudar, estimulando a aplicação das técnicas através dos conteúdos produzidos nas mais diversas formas. Por conseguinte, caso o estudo se torne menos desconfortável e mais atrativo, tende a ocorrer um melhor rendimento acadêmico, e sobretudo, um aprendizado consolidado, possibilitando aos estudantes uma formação cada vez mais sólida e eficaz.



Palavras-chave


Aprendizagem; Estudar; Rendimento.

Texto completo: PDF