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Cine DiversIFica - História, Cinema e Ações Afirmativas
Manuela Gonçalves Gilberto, Felipe Figueiró Klovan, Rafael Vebber

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O projeto “Cinema, História e Ações Afirmativas” surge da iniciativa de promover cine debates com os estudantes do IFRS Campus Caxias do Sul, com o propósito de fomentar uma abordagem crítica tanto em relação ao conteúdo quanto à linguagem cinematográfica. O objetivo principal é estabelecer um espaço de diálogo dentro do ambiente escolar que proporcione a reflexão sobre como essa experiência pode influenciar a perspectiva dos alunos em relação aos tópicos curriculares, à sua autopercepção e à compreensão do mundo que os rodeia, transcendendo os limites tradicionais da sala de aula. Ademais, almeja-se a ampliação do repertório dos estudantes em relação às ações afirmativas, engajando-os na luta contra o racismo, homofobia, misoginia, capacitismo e outras questões pertinentes que possam emergir durante as discussões mediadas pela linguagem cinematográfica. Inicialmente, a metodologia consistiu na curadoria de filmes alinhados aos eixos temáticos do currículo escolar, orientada pelo objetivo geral de enriquecer o repertório dos estudantes em relação às ações afirmativas. Além dos professores responsáveis, especialistas convidados participam das atividades, enriquecendo as discussões com os seus conhecimentos. Após a projeção, é destinado tempo para que os participantes possam discutir suas impressões sobre o filme e as suas conexões com os temas curriculares, promovendo, assim, um ambiente de aprendizado crítico e engajado. Todas essas ações permanecem no projeto, porém, foi adicionada a realização de curtas-metragens por equipes compostas por até vinte estudantes. Os encontros com os estudantes estão ocorrendo ao longo de quatro meses, abrangendo debates sobre cinema e as suas temáticas, bem como a produção audiovisual. Paralelamente, são conduzidas oficinas que abarcam todo o processo de realização cinematográfica. Cinquenta alunos demonstraram interesse em participar das oficinas e estão participando dos encontros. Foram propostas pelos estudantes seis produções que abordam temas relacionados às ações afirmativas. Entre julho e novembro, ocorrerão as fases de pré-produção, produção, divulgação e exibição das obras para a comunidade interna e externa. O nome dado a essa ação de produção de filmes pelo projeto seguida de mostra para exibi-los é "Cine DiversIFica". O estímulo para a expansão do repertório dos estudantes continua sendo promovido de diversas formas, tanto nos encontros presenciais quanto através do perfil do projeto criado na rede social Instagram. A nossa aspiração é que o projeto se torne uma tradição, com múltiplas edições envolvendo novos alunos e a criação de novos curtas-metragens. A nossa intenção é sempre direcionar o foco para as distintas habilidades de cada indivíduo, enquanto buscamos novas audiências para conscientizar e emocionar.


Palavras-chave


Cinema; Repertório; Educação.

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