Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Apoio técnico - diretoria de ensino - olericultura, jardinagem e paisagismo: Manejos hídricos.
Bernardo Paim Bueno, Gabriel Nachtigall Marques, Erick Gian Schulz Schultz, Jenifer Souza Jannes, Laura de Lima Dal Bem

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


A irrigação cresce a cada ano, sendo uma das grandes áreas das ciências agrárias, em sua prática, auxilia quase todos os sistemas de cultivo, apresentando versatilidade e potencial nos diferentes tipos de sistemas, em grandes e pequenas escalas. Fator que vem crescendo junto da nova agricultura 4.0 e da conscientização do uso correto da água, potencializador para produções com maior conhecimento técnico-cientifico agregado. Para tal, o presente projeto de apoio institucional no IFRS - Campus Vacaria, tem ações destinadas ao manejo e manutenção das áreas didáticas de irrigação. A irrigação é uma técnica indispensável para a produção de alimentos de origem vegetal, especialmente as pequenas frutas e hortaliças, as quais são extremamente sensíveis à falta de água e representam espécies importantes no contexto dos arranjos produtivos da região dos Campos de Cima da Serra, região onde está inserido o Campus Vacaria. O objetivo proposto é construir, manter e usufruir de sistemas de irrigações para gerenciamento dos recursos hídricos e produtivos, o auxílio em experimentos e em aulas práticas, visando o aprendizado, qualificação e formação dos estudantes e bolsistas. As áreas utilizadas do instituto contam com dois dos tipos de sistemas: aspersão e gotejamento. Em relação às metodologias de determinação de evapotranspiração, são empregadas quatro tipos: tanque Classe A, Penman-Monteith, sensores de tensão e capacitância. No decorrer deste ano, foi instalado o sistema de irrigação localizado da horta didática, viveiro de mudas e horta SPDH (Sistema de Plantio Direto de Hortaliças), usando as fitas de gotejo adjacente a linha principal, ligada nos reservatórios de água; também foi instalado-o sistema de aspersão convencional, utilizado no cultivo de cebola, cenoura, beterraba e rabanete, no experimento de pesquisa do cultivo do feijoeiro, e no experimento de comparação de métodos de determinação de umidade do solo, orquestrado por alunos da disciplina de irrigação.  Até o momento, os resultados parciais são: desenvolvimentos de diferentes tipos de experimentos de análise hídrica; possibilidade de aulas com sistemas complexos com auxílio; melhoria de qualidade de diversos produtos; melhor aprendizado do estudante e dos bolsistas; maior interesse nas aulas e disciplinas da área hídrica; qualificação profissional, tanto de compreensão de dados de estimativas, como de melhor uso da água; acréscimo de responsabilidade e conhecimento integral do aluno.


Palavras-chave


Irrigação; Qualificação; Auxílio.

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