Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Quem, onde e quando?
Ana Vitória Lopes Lemke, Ingrid Gonçalves Caseira

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O projeto de ensino “Quem? Onde? Quando?” tem como propósito solucionar o enigma “A mandíbula de Caim”, obra literária de Edward Mathers (1934). A proposta, que tem como meio a leitura e decifração de enigmas da obra citada, visa capacitar os alunos do ensino médio IFRS/campus Osório a desenvolverem pensamento de forma lógica e estruturada, habilidades de leitura e análise textual, além de proporcionar momentos de troca e interação entre estudantes de diferentes turmas, propiciando um espaço que exige a colaboração e a participação ativa de todos em suas atividades. O projeto foi construído com o objetivo de trazer para o campus Osório uma maior interação social entre os alunos, deixando de lado o meio virtual e se atentando ao trabalho em equipe em torno da leitura, uma das atividades mais importantes para a formação de um indivíduo, visto que desempenha um papel fundamental na construção do conhecimento e no desenvolvimento pessoal. Para tal fim, previamente, foram realizados encontros semanais entre coordenador e bolsista para elaborar a metodologia do projeto, e a proposta é que sejam realizados encontros semanais, de leituras e discussões da obra, individual e coletivamente, nos quais os participantes discutam aspectos analisados na leitura com o fim de desvendar os responsáveis pelos homicídios e a identidade dos indivíduos da obra em questão. Os resultados obtidos até então permitem perceber o envolvimento  do público discente, pois, através de ações com a comunidade do campus, começou-se o trabalho instigador por meio de pequenos enigmas espalhados pela instituição e nas redes sociais. Por fim, acreditamos que esse projeto não se revelará apenas como um  meio eficiente de aprendizagem, mas também como uma excelente oportunidade para promover a socialização e o crescimento pessoal daqueles que participam.

Palavras-chave


Ensino; Leitura; Interação

Texto completo: PDF