Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Ciências naturais, educação infantil e ensino fundamental: percursos investigativos
Luísa Rech Lisbôa, Itaise Moretti de Lima, Mari Angela Ferreira Jaines, Mariana Lisbôa de Oliveira, Ilana Rossi Hack, Vanessa Cabral de Lemos, Betiane Paim Dias

Última alteração: 21-02-2024

Resumo


Visando desenvolver, trabalhar e promover o conhecimento sobre os insetos e animais que podemos encontrar no cotidiano, valorizando o Ensino de ciências naturais desde a educação infantil foi desenvolvida a proposta interdisciplinar junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS),

campus Vacaria. A atividade teve como objetivo promover nas escolas-campo o ensino por investigação sobre a diversidade dos insetos. A turma escolhida para a aplicação da intervenção pedagógica na  Educação Infantil (EI) foi maternal, que atende crianças com faixa etária entre três e quatro anos, e, nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) foi uma turma de sétimo ano. O planejamento pedagógico teve como tema central artrópodes e considerou as especificidades de cada etapa da educação básica. Na EI foram realizadas quatro sessões, sendo a primeira apresentação de livro sobre insetos, após registro das hipóteses tendo como pergunta, quais insetos acreditavam encontrar no pátio da escola, por meio de desenho, em seguida caça-insetos e por fim, observação, e análise dos insetos coletados e registro dos resultados através da confecção dos artrópodes observados, em massa de modelar. No EF o percurso envolveu o levantamento de hipóteses, caça-insetos, estudo de artrópodes, confecção de microscópios, que foram utilizados pelas crianças da EI, e de caixa entomológica. Durante a execução da proposta foi possível propiciar às crianças e aos adolescentes a construção do conhecimento por meio de uma postura investigativa, o que possibilitou desenvolver a alfabetização científica no espaço escolar. Além disso, puderam explorar o espaço externo e ampliar as possibilidades de aprendizagem, indo além da sala de aula.  A interdisciplinaridade contribuiu para o êxito da proposta pois interligou os conhecimentos pedagógicos aos conhecimentos específicos sobre as estruturas, formas, evolução e funcionamento dos seres vivos.



Palavras-chave


Ensino; Percurso investigativo; Artrópodes.

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