Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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ARSandbox adaptada para inclusão: uma jornada de inovação na educação geográfica
Leonardo May Marinho, Alfredo Costa

Última alteração: 21-02-2024

Resumo


Este trabalho visa apresentar os resultados de um projeto que culminou na criação de uma Caixa de Areia de Realidade Aumentada (ARSandbox) adaptada para o uso por pessoas em cadeira de rodas (PCR). A ARSandbox é uma inovadora ferramenta educacional baseada em realidade aumentada que permite a criação de modelos geográficos tangíveis, visuais e simbólicos, oferecendo uma experiência imersiva e única para estudantes, com ênfase no ensino de conceitos de geografia. Nesse sentido, ela fornece uma abordagem prática para a compreensão de tópicos como cartografia, topografia, geomorfologia, hidrografia e gestão ambiental. A metodologia que orientou a execução do projeto consistiu da prototipagem, construção, configuração e aplicação educacional. Na fase inicial, o projeto foi concebido com base em modelos existentes e nas as diretrizes da Norma Brasileira 9050, que trata da acessibilidade a edifícios, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos. A construção da ARSandbox envolveu a utilização de materiais diversos, como compensado naval, acrílico, plástico e componentes metálicos, como alças, rolamentos e manoplas, com foco na durabilidade, versatilidade e acessibilidade. Parte dos materiais foi produzida no Laboratório de Fabricação do IFRS Caxias do Sul, utilizando impressão 3D e máquina de corte a laser. A configuração do equipamento foi realizada com a utilização de hardwares, incluindo um computador, um projetor digital e um scanner 3D, juntamente com softwares como o Linux Mint 19.3 e o SARndbox 2.8. Após uma série de testes, foram desenvolvidas duas sequências didáticas, uma destinada ao ensino médio e outra ao ensino fundamental 2. Mais de 150 estudantes do IFRS e mais de 200 estudantes do público externo já se beneficiaram desse projeto, incluindo alunos com necessidades educacionais específicas (NEE), no âmbito do Programa de Extensão Portas Abertas. Para o futuro, estão planejadas melhorias no software, incluindo o uso de uma versão desenvolvida por especialistas brasileiros, traduzida para o português e com recursos adicionais para enriquecer a experiência educacional. Além disso, há planos para disponibilizar tutoriais e guias de construção e programação para escolas interessadas em replicar essa valiosa ferramenta educacional.

Palavras-chave


Caixa de areia de realidade aumentada; Ensino de Geografia; Instrumento didático

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