Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Forma - ação: trajetórias docentes em construção
Érika Cardoso Isoppo, Graciele Rosa da Costa Soares

Última alteração: 21-02-2024

Resumo


O projeto emerge de uma solicitação da Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha, já que a formação continuada para os profissionais da educação é de suma importância social por serem atores fundamentais no desenvolvimento humano. Baseando-se nisso, o projeto tem como objetivo oportunizar experiências de formação pedagógica continuada para diferentes grupos de professores da rede municipal de ensino da cidade de Farroupilha, possibilitando o desenvolvimento individual e coletivo através do compartilhamento de experiências e saberes, além da troca de experiências e da combinação entre teoria e prática. Os encontros têm metodologia e avaliação próprias e são oferecidos por professores e técnicos administrativos em educação do IFRS Campus Farroupilha. Já foram realizados quinze encontros desde maio, sendo previstos ainda mais seis encontros até o final de novembro, além do Sarau Pedagógico que encerrará o projeto. O projeto contempla diferentes grupos de professores da Educação Infantil e turmas de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Os demais grupos previstos inicialmente foram contemplados em novos projetos, com ações voltadas à alfabetização para docentes dos primeiros anos e um projeto sobre contação de histórias para os docentes da Educação Infantil, etapa Pré-escola. Os professores que participam, destacam a troca de experiências a parte prática que é proporcionada nos encontros, ressaltando que podem aprender não só com suas próprias vivências, mas também com as dos colegas de profissão. Salientando que o espaço da formação é muito importante para dividir histórias, além de muito enriquecedor, acolhedor e interessante. Espera-se que tais encontros oportunizem aos docentes da rede municipal a ampliação de seu repertório pedagógico a partir da reflexão teórica e do compartilhamento de experiências e saberes docentes envolvidos na prática cotidiana.



Palavras-chave


Formação continuada, trajetória docente, compartilhamento de experiências

Texto completo: PDF