Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Práticas agrícolas na mitigação do déficit de formação profissional em razão da pandemia
Júlia Grando, Anderson Luis Nunes, Alisson Matias Hahn, Robson Marques da Silveira, Luana Duarte, Carolina Piana, Roberto Visoto

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


A pandemia relacionada à COVID 19 limitou a formação prática de alunos dos cursos agrícolas. Com a intensificação das atividades práticas se espera mitigar os efeitos causados pelo período da pandemia. O Curso de Bacharelado em Agronomia do IFRS possui carga horária total de 5.420 horas e a integralização dos créditos ocorre pela oferta de disciplinas em diversas áreas. As atividades práticas permitem a formação diferenciada dos alunos por estimular o aprendizado de forma criativa e construtiva. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho foi complementar a formação dos alunos na área de plantas daninhas por meio de atividades práticas de campo, formando Engenheiros Agrônomos emancipados e habilitados para a atuação vinculada ao espaço rural, capazes de compreender as mudanças estruturais e conjunturais do seu tempo. Na área de plantas daninhas foram desenvolvidas práticas voltadas na resolução de problemas reais. Foram realizadas ações referentes a visitas à experimentos em campo e casa de vegetação; semeadura de plantas daninhas para identificação de espécies que não ocorrem naturalmente na região; aplicação de herbicidas para identificação de sintomas em culturas e plantas daninhas; publicações no Instagram® em parceria com outras instituições e grupos de trabalho. Os conteúdos curriculares priorizados estão relacionados principalmente às disciplinas de Ecofisiologia de Plantas Daninhas e Controle de Plantas Daninhas. Os procedimentos didáticos utilizados foram variados, como gravações e publicação em redes sociais de demonstrações, aulas práticas e trabalhos de campo. A avaliação do processo de aprendizagem dos alunos estará relacionada com o tipo de procedimento didático utilizado em cada atividade. Os avanços no conhecimento técnico são evidentes nos alunos participantes das atividades.

Palavras-chave


Agronomia; Aulas Praticas; Aprendizagem; Plantas Daninhas.

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