Última alteração: 16-12-2023
Resumo
Com o aumento da produção de aulas a distância e de mídias digitais torna-se necessário que tais conteúdos possam ser acessíveis a todos, evitando a exclusão digital. Tendo em vista essa problemática o projeto indissociável Constru(A)ÇÃO surge como uma iniciativa intercampi que une diferentes unidades e cursos do IFRS, sendo eles o campus Vacaria, com a participação do Curso Técnico em Multimídia e o Curso de Licenciatura em Pedagogia; o campus Porto Alegre com o Mestrado ProfEPT e a Reitoria com a participação da Assessoria de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade (AAAID) e o Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA). Através disso o projeto busca produzir, construir e/ou aprimorar materiais pedagógicos digitais de forma colaborativa entre os campi, com o objetivo de tornar esses materiais digitais acessíveis ou aumentar seus níveis de acessibilidade, promovendo assim a inclusão de usuários e alunos, com suas respectivas diversidades e necessidades específicas. Além de ser um projeto intercampi, esse projeto contou com o auxílio de outros projetos de ensino e extensão do campus Vacaria: o projeto Luz Câmera EaD e o projeto LabCOM. Dentre as principais ações podem ser citadas: a produção de uma identidade visual do projeto com níveis de acessibilidade aceitáveis, a realização de um orçamento dos recursos a serem adquiridos com a verba disponibilizada para o projeto, visando a compra de produtos relacionados à produção multimídia (os quais serão utilizados nas capacitações), a seleção e produção de elementos gráficos para um e-book sobre inclusão, a junção de Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizada por uma intérprete, em vídeos didático-pedagógicos de ensino a distância e a realização das capacitações/formações para a comunidade interna e externa do IFRS sobre a produção de materiais digitais acessíveis. Ainda pretende-se disponibilizar os materiais produzidos nos repositórios LadEPEx, CRTA/CTA e Moodle ProfEPT. Em conclusão, o projeto Constru(A)ÇÃO demonstrou de maneira concreta a importância de promover a acessibilidade digital no contexto educacional, tendo em vista os resultados alcançados até o momento. Tanto a produção de materiais acessíveis como a realização de capacitações, refletem o compromisso com a inclusão de todas as pessoas, independentemente de suas diversidades e necessidades específicas. Este projeto, em seu plano de trabalho proposto, procurou contribuir significativamente para a promoção da igualdade de oportunidades e a eliminação da exclusão digital no IFRS.