Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Divulgação de conteúdos de Ciências Biológicas por meio do Instagram e participação em eventos educacionais
Saba Eliza Krenn, Jeonice Werle Techio, Amanda Reis dos Santos, Maria Cláudia de Medeiros

Última alteração: 21-02-2024

Resumo


Durante os últimos anos é notável uma desvalorização dos professores, apenas 9% dos brasileiros acreditam que os professores são respeitados em sala de aula. Esse fato reflete na procura dos cursos de licenciaturas, tornando a docência uma carreira cada vez menos procurada. No curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS- Campus Sertão é notável o desinteresse dos jovens para a carreira de professor, evidenciada pelo número de vagas que acabam não sendo preenchidas. Compreendendo a importância do professor para o desenvolvimento da sociedade, o projeto de extensão “Biologia Através de Lentes e Telas” tem por objetivo divulgar conteúdos de Ciências Biológicas para o público em geral,  por meio do Instagram, participação em eventos e visitas às escolas de ensino médio. O projeto foi desenvolvido de duas formas, a primeira sendo através do Instagram @biolentesetelas, e a segunda através de stands de divulgação em eventos e visitas às escolas de ensino médio. No Instagram focamos em publicações semanais de vídeos no formato reels, com duração de um minuto, sobre curiosidades de diferentes espécies de seres vivos, procurando atrair o público em geral em assuntos relacionados às Ciências Biológicas. O conteúdo dos vídeos foram escolhidos por meio de curiosidades ou temas pré- estabelecidos. Os vídeos produzidos foram sobre: o besouro-tartaruga, babosa, rotífero, orelha-de-pau, cultura de bactérias e erva de gato. Sempre com foco em informações de interesse como morfologia das espécies, propriedades medicinais, uso comercial e relações ecológicas, utilizando linguagem simples e de fácil entendimento, buscando instigar a curiosidade sobre a vida que nos cerca. Participamos com stands em dois eventos e visita em escola de ensino com mostra de conteúdos e exposição de materiais nas áreas de microbiologia, plantas, animais invertebrados, animais vertebrados e corpo humano.  Com a utilização das redes sociais observamos que o alcance de pessoas é maior, pois obtivemos resultados positivos, como aumento no número de seguidores e visualizações, juntamente com muitos comentários positivos, além do interesse demonstrado pelo público na exposição dos materiais biológicos nos eventos e visitas. Resultados positivos da utilização de redes sociais para fins educacionais também foram observados por outros autores no ensino de química, educação ambiental e ensino de saúde e enfermagem, que exploraram o uso do instagram, incentivando os estudantes a produzirem conteúdos educativos na plataforma.  Com isso podemos concluir que a biologia pode ser introduzida no cotidiano das pessoas de uma forma fácil e rápida, estimulando na procura de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas. Logo, esperamos que os conteúdos gerados sejam atrativos e contribuam positivamente para a sociedade.

Palavras-chave


Docência. Produção de vídeos. Redes sociais. Visualizações.

Texto completo: PDF