Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Trocas em Artes: levando a arte para outras áreas do conhecimento
Vitória Allmer Rehbein, Mateus da Rosa Pereira, Alice Andreoli dos Santos

Última alteração: 21-02-2024

Resumo


O projeto de extensão Trocas em Artes surge de um interesse estudantil em suprir a carência de espaços voltados à arte e cultura na região do litoral norte do Rio Grande do Sul. A ação objetiva proporcionar espaços dinâmicos para compartilhamento de saberes artísticos, onde a arte esteja presente e seja vista como objeto de interação e aprendizagem coletiva, atingindo a comunidade interna por meio do processo criativo e a comunidade externa por meio dos seus resultados finais. Para isso, além de oficinas artísticas ministradas por estudantes, o projeto tem trabalhado em parceria com outros projetos e núcleos do campus Osório, para, assim, abordar a arte não só de forma pontual, mas também relacionada a outras temáticas, enriquecendo a cena artística do local. O processo de desenvolvimento das parcerias se inicia através do contato com os projetos e núcleos interessados, com intermédio do Núcleo de Arte e Cultura do campus, para entender suas demandas e construir coletivamente uma proposta. Em seguida, são realizados encontros com participantes para a produção das obras. De modo geral, a metodologia dos encontros é adaptada de acordo com as demandas de cada parceria. Assim, o projeto se mostra importante pois proporciona o envolvimento dos estudantes em diversas áreas do conhecimento de forma dinâmica e possibilita amplas trocas de conhecimento, tirando-os de sua zona de conforto e estimulando sua criatividade. Além disso, as intervenções do projeto contribuem para a construção de um campus mais acolhedor, visto que a presença da arte no espaço acarreta em um maior sentimento de pertencimento dos estudantes e servidores, e possibilita a criação de laços entre a comunidade externa e a instituição.

Palavras-chave


Arte; Cultura; Aprendizagem coletiva.

Texto completo: PDF