Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria de matemática
Tiago Zanella Pancotto, Otonio Dutra da Silva, Fernando Bós Fabro, Noah Koste Telles

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O projeto monitoria de matemática é um projeto focado no auxílio aos estudantes interessados na matemática, ou com dificuldade na mesma. O projeto foi feito por conta da alta dificuldade que vários alunos estavam tendo com a disciplina de matemática, além do fato de, várias vezes, haverem muitos alunos para apenas um professor de matemática no dia. Sob esse viés, seus principais objetivos são: auxiliar os alunos que apresentam dificuldades nos conteúdos abordados em sala de aula, podendo sanar dúvidas e fixar conceitos, proporcionando momentos de compartilhamento de informações e ideias; ampliar as oportunidades e buscas por saberes adicionais; conceder ao bolsista o aumento de conhecimentos pedagógicos; proporcionar melhoria nas notas finais e trimestrais dos estudantes participantes; fazer com que o bolsista procure um conhecimento aprofundado; desenvolver novas metodologias de ensino; apresentar atividades extras e materiais complementares.  A seleção dos bolsistas foi feita através de análises de currículo e entrevista, sendo selecionado o bolsista Tiago Zanella Pancotto. Além disso, o projeto conta com dois estudantes voluntários, sendo eles: Fernando Bós Fabro, e Noah Koste Telles. Seu funcionamento ocorre a partir da vinda dos participantes do projeto para a escola, em horário de contraturno nas terças, quintas e sextas, a fim de estarem disponíveis aos estudantes interessados em sanar dúvidas. Para não haver sobrecarga dos alunos participantes, foi dividido as turmas para cada estudante, sendo que o aluno Tiago ficou com o terceiro e segundo ano do curso técnico em administração, o aluno Fernando ficou com o primeiro ano do curso técnico em administração, e o aluno Noah ficou com o primeiro ano do curso técnico em informática. O projeto já conseguiu, até o momento, auxiliar um total de 23 alunos, porém, alguns deles vieram mais de uma vez, totalizando 52 atendimentos . Realizar os trabalhos do projeto de monitoria, traz, certamente, conhecimentos adicionais, não só aos que precisam de ajuda, mas também, aos monitores, visto que os bolsistas apresentam melhoras significativas na própria matéria, pois necessitam de estudo fora de sala para auxiliar os estudantes.

Palavras-chave


Monitoria, Matemática, Ensino.

Texto completo: PDF