Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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A abrangência territorial dos Institutos Federais: um estudo sobre a região Nordeste
Gabriela Ribas de Sá, Roberta dos Reis Neuhold

Última alteração: 22-12-2023

Resumo



O plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica começou a ser implementado em 2005. Desde então, a rede, especialmente na figura dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, passou por grande expansão, partindo de 140 unidades, em 2002, para 661, em 2019. Existem estudos que avaliam essa experiência, mas ainda são escassos. Perante esse cenário, o presente trabalho busca agrupar dados que favoreçam análises sobre o impacto dos Institutos Federais nas realidades locais. O presente trabalho é derivado de um projeto de pesquisa que vem reunindo, dentre outras informações, dados sobre a abrangência territorial de cada campi dos 38 Institutos Federais do Brasil. O levantamento de dados foi realizado em três etapas, primeiramente, pesquisas nos seus sites e nos respectivos Planos de Desenvolvimento Institucional e, quando não obtidas respostas, foi realizado um contato com as instituições através de e-mail. Como último recurso, recorreu-se à Lei de Acesso à Informação. Este trabalho apresenta dados parciais da pesquisa, obtidos sobre a região Nordeste do Brasil. Os dados, organizados em gráficos e planilhas, vêm possibilitando identificar a abrangência territorial dos campi, seus eixos tecnológicos e vínculo com os arranjos produtivos locais.Até o momento, foram coletados dados completos sobre doze estados, entre eles oito no Nordeste. A região Nordeste do Brasil possui 11 Institutos Federais que são distribuídos em 211 campi. A coleta de dados obteve êxito em 10 dos 11 IFs da região, por falta de resposta nas 3 etapas. Os dados já estão sendo organizados e assim teremos gráficos parciais que poderão ilustrar a distribuição e abrangência dos campi da região pesquisada.

Palavras-chave


Desenvolvimento regional; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Pesquisa.

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