Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Oficina de Libras: Aprendizado de língua adicional
Pedro Terra de Souza Arnoldo, Aline Dubal Machado

Última alteração: 21-02-2024

Resumo


O projeto de extensão intitulado Oficina de Libras é ofertado no IFRS - Osório desde 2014, e surgiu a partir de uma constante demanda da comunidade do Litoral Norte Gaúcho em aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras), possibilitando, portanto, a difusão do conhecimento básico dessa língua para a interação entre as comunidades surda e ouvinte, propondo o seu ensino como meio de eliminar barreiras da comunicação e preservar o direito de pessoas surdas de se comunicarem na língua natural oportunizando a inclusão no meio social e educacional entre surdos e ouvintes. O primeiro semestre da Oficina trouxe um enfoque direcionado ao ensino da Libras como língua adicional aos participantes, com dinâmicas mais dialogadas e atividades assíncronas como produção de vídeos em Libras, através do uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Mãos Sinalizantes, e contou com duas turmas com 25 vagas cada, Nível I e Nível II. Desse modo, os encontros de duas horas semanais presenciais totalizaram a carga horária de 50 horas e a utilização do AVA Mãos Sinalizantes deu-se como recurso complementar às aulas presenciais proporcionando aos participantes a continuidade do estudo, contato e prática da Libras, assim como trocas realizadas entre o grupo e a coordenadora do projeto, uma vez que esses podiam interagir entre si acessando as produções dos demais colegas e comentá-las, criando assim um modelo de comunidade de prática, fomentando crescimento mútuo. Justifica-se a importância do ambiente virtual de aprendizagem aliado ao lócus presencial como um instrumento de mediação, potencializando o processo de aprendizagem por meio das interações sociais, apoiada em materiais digitais e audiovisuais, viabilizando o desenvolvimento de aspectos como a língua e a cultura, nesta abordagem, relacionada a Libras e a comunidade surda e sua identidade. De acordo com dados coletados através de um questionário online no fim do primeiro semestre da Oficina, a maioria dos participantes indicaram que o uso do ambiente virtual de aprendizagem e a produção dos vídeos apoiou o aprendizado da Libras, quando perguntados sobre o grau de dificuldade que encontraram em usar o AVA, a maioria disse que a sua relação foi amistosa, tendo em vista que a ferramenta é intuitiva. Portanto, levando em consideração o feedback positivo do público do projeto sobre a relevância da Oficina de Libras em seu aprendizado tanto da Língua Brasileira de Sinais quanto de sua historicidade e constituição de identidade, constata-se a importância deste projeto de extensão no litoral norte gaúcho, uma vez que acresce e expande o conhecimento destas pessoas acerca do que é proposto.


Palavras-chave


Extensão; Inclusão; Libras.

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