Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Curricularização da extensão no IFRS campus Caxias do Sul: uma ação multidisciplinar
Liana Fontoura Maia, Ana Caroline Dzulinki

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


Curricularização da extensão no IFRS campus Caxias do Sul: uma ação multidisciplinar


Liana Maia, Joanir Luis Kalnin, Ana Caroline Dzulinski*

*Orientador(a)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul


O projeto Curricularização da extensão no IFRS campus Caxias do Sul: uma ação multidisciplinar, aborda a curricularização da extensão na Engenharia de Produção, com o objetivo de desenvolver práticas de extensão aplicáveis aos cursos superiores do IFRS campus Caxias do Sul, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) por meio das resoluções CNE/CES nº7/2018.


Importante ressaltar que este projeto é uma continuação do banco de desafios em Engenharia de Produção, iniciado em 2021 que teve como foco a pesquisa de práticas extensionistas na literatura. Já no ano seguinte ele teve o objetivo de coletar dados e informações referentes às demandas das empresas de Caxias do Sul e assim criar uma ligação entre os alunos do IFRS e as empresas presentes na cidade para o desenvolvimento de práticas extensionistas.


O foco principal é operacionalizar a curricularização, criando oportunidades para os alunos e atendendo às demandas da comunidade externa.

Utilizando uma metodologia que inclui revisão bibliográfica sistemática e coleta de dados através de questionário online que foram submetidos durante o segundo semestre de 2022, onde foi comprovado que as principais barreiras enfrentadas pela comunidade externa e pelos alunos do IFRS são, a dificuldade de uma gestão de operações e processos e falta de mão de obra qualificada.


No ano de 2023 com uma perspectiva mais ampla foi identificada a necessidade do campus em realizar práticas de extensão envolvendo todos os cursos, em vez de ações isoladas de cada curso. Também desenvolvendo ações vinculadas com o Habitat de inovação.

Além disso, o projeto deste ano visa a promoção das práticas de extensão entre os cursos e estabelece ações que incluem o Habitat de Inovação para a promoção de ações extensionistas e de aprimoramento para os alunos do IFRS, como a implementação de uma prática piloto de extensão com parcerias entre o campus e a comunidade externa.


Essa abordagem abrangente busca promover a integração de todas as áreas acadêmicas e fortalecer a relação entre a instituição de ensino e a comunidade.

O objetivo central é colocar em prática a curricularização, oferecendo oportunidades para estudantes de todas as áreas e atendendo às necessidades da comunidade externa.


A implementação dessas práticas beneficia tanto os alunos, que podem desenvolver habilidades profissionais, quanto as empresas, que podem encontrar soluções para problemas e profissionais qualificados.

Os resultados esperados em 2023 incluem um mapeamento das expectativas dos discentes e docentes em relação às ações de extensão.




Palavras-chave


Steven Paul Jobs; Educação empreendedora; Empreendedorismo.

Texto completo: PDF