Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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O lazer em debate na Restinga
Henrique Gaya Gonçalves, Tatiana Teixeira Silveira

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O projeto de ensino O lazer em debate na Restinga oportuniza, através de ações teóricas e práticas, experiências profissionais em lazer para os discentes do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do Campus Restinga e contempla propostas para outros discentes do Campus. O projeto é desenvolvido desde 2017, um ano após a implantação do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio no Campus Restinga. O campo de problematização emerge da necessidade de conceder ao lazer o valor social constitucionalmente adquirido, acionando uma proposta de educação para o lazer. Ressaltamos, nesse intuito, a importância de reflexões sobre a presença de espaços setoriais de lazer para a atuação desse profissional. O objetivo geral do projeto é propor atividades teóricas e práticas de lazer para os discentes do Curso Técnico em Lazer, para que possam complementar a sua formação acadêmica através do componente curricular Projetos e Práticas e de outras atividades extracurriculares. Para isso, são propiciados palestras, minicursos, relatos de experiência, espaços de atuação profissional no Campus e visitas técnicas como forma de contribuir para a formação profissional, mas também para atribuir um significado ao lazer e as possibilidades de inserção no mundo do trabalho na atualidade. Esse processo ajuda na contribuição do desenvolvimento social da região e do Curso Técnico em Lazer. Como resultado, é possível acenar para as demandas em temas e espaços de atuação de recreação, na consolidação de parcerias com instituições sociais do bairro que trabalham com a temática do esporte e o lazer, nas discussões de acessibilidade e lazer e, por último, na implantação de espaços formais de lazer no Campus. A importância de uma discussão sobre o fenômeno do lazer ultrapassa a formação proposta nos cursos do eixo Hospitalidade, Turismo e Lazer, pois abrange a intervenção desses discentes no próprio bairro e comunidade que são moradores. Esse processo ajuda na contribuição do desenvolvimento social da região e do Curso Técnico em Lazer. É possível apontar a participação efetiva de discentes nas ações, em específico nos espaços de recreação para crianças no turno da noite, que exerce a atuação orientada dos discentes interessados em trabalhar com essa temática, e nos espaços de interação a partir da dança em horários extracurriculares, que auxilia a ocupação de locais e horários ociosos no Campus. A possibilidade de ampliação dessas ações extracurriculares simboliza a experiência do lazer e da recreação e a importância de uma educação para o lazer em um Campus que possui um curso técnico nessa área. As propostas de ações práticas de ensino possibilitam o acesso às múltiplas possibilidades que o lazer nos coloca no difícil campo de conciliamentos que é a educação.

 


Palavras-chave


Lazer; Ensino; Formação

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