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IFHelp 2023: práticas de apoio e acolhimento às trajetórias estudantis no primeiro ano do Ensino Médio Integrado do IFRS Campus Osório
Mariana da Silva Bagatini, Paola Cardoso Purin, Gabriel Silveira Pereira

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O projeto IFHelp 2023 trata-se de uma possibilidade de ampliar o apoio destinado aos discentes do primeiro ano do Ensino Médio Integrado (EMI) do Campus Osório, considerando os desafios inerentes a este momento formativo. Desse modo, a realização do projeto justifica-se pela compreensão de que a construção de práticas pedagógicas, que objetivem contribuir com a formação exitosa dos estudantes dos primeiros anos, dá-se através da interlocução comprometida entre discentes e servidores. Assim, enquanto problemática de pesquisa, ponderam-se os questionamos: que dificuldades são vivenciadas pelos estudantes ingressantes do EMI no Campus Osório? Que ações de apoio e acolhimento, em relação às dificuldades estudantis, podem ser construídas entre estudantes e equipe do projeto? Nesse sentido, como objetivo geral, pretende-se proporcionar aos estudantes do primeiro ano do EMI ações de apoio e acolhimento referentes às dificuldades vivenciadas no ambiente escolar, direcionadas ao convívio social, ambientação institucional e às que se referem aos processos de ensino e aprendizagem. O caminho metodológico da ação se vale de práticas presenciais (rodas de conversa, oficinas temáticas, entre outras) e on-line (interação na rede social Instagram). As ações desenvolvidas até este momento envolveram a realização de reuniões, rodas de conversa mediadoras e interação pelo Instagram do projeto. Como etapa seguinte, realizar-se-á um questionário, no intuito de aprofundar o conhecimento sobre o perfil estudantil dos nossos ingressantes, bem como identificar as necessidades às quais direcionaremos nossas ações de apoio. Menciona-se, também, que o método utilizado para obtenção dos resultados se consolida através da observação e da análise dialógica da equipe do projeto em relação às atividades desenvolvidas, bem como a partir dos feedbacks dos estudantes participantes (enquetes, formulários etc.). Do início do projeto até o presente momento, compartilha-se, como resultados parciais, o avanço na compreensão referente aos desafios vivenciados pelos estudantes dos primeiros anos, percebendo que presentificaram-se fragilidades no que se trata de práticas de estudos, dinâmicas de organização (individual e em grupo) e, até mesmo, no que concerne a funções socializantes comuns aos espaços pedagógicos. Diante disso, considera-se que a transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, vivenciada em um contexto integrado à Educação Profissional, marca os desafios de atender um perfil de estudantes diverso, em uma nova estrutura de ensino, observando-se sublinhadas questões como: dificuldades de aprendizagem em disciplinas específicas; dificuldades que refletem a diversidade de base do Ensino Fundamental; relações interpessoais conflituosas na socialização entre turma; entre outras. Com esta iniciativa, almeja-se, portanto, contribuir com os processos de integração, permanência e êxito estudantil no EMI, constituindo e fortalecendo uma rede de apoio institucional.

Palavras-chave


Apoio, acolhimento e diálogo.

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