Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Observatório de educação - OBEDU
Maria Elisabete Fernandes, Adair Adams Adams, Renata Serpa Soares

Última alteração: 21-02-2024

Resumo


O observatório de Educação do Município de Vacaria é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Vacaria (SMED) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Vacaria. Este projeto visa ser um centro de referências sobre o estado da arte da educação, perspectivas, desafios, análises e experiências com foco na Educação Básica. Posto que, seu formato será através de uma plataforma virtual, serão disponibilizados diagnósticos, estudos e dados estatísticos das escolas públicas, projetos desenvolvidos por docentes, artigos sobre temas diversos referentes à área da educação e uma intensa rede de cooperação e formação para qualificar a educação local. O Observatório tem como objetivos construir uma plataforma virtual do Observatório da Educação; Mapear, construir e compartilhar gráficos e tabelas que representem os indicadores de desempenho educacional das escolas municipais de Vacaria; Compartilhar documentos legisladores, materiais pedagógicos virtuais, notícias e textos orientadores sobre a educação, explorando temáticas educacionais com atenção a diversidade; Promover eventos virtuais e presenciais com abordagens educacionais; Promover cursos de curta duração; Fomentar a criação de grupos de estudos e pesquisas na área da educação. O percurso metodológico, com viés qualitativo e quantitativo se desdobra em: construção de uma equipe multidisciplinar composta por docentes, discentes e pessoas de vários segmentos da sociedade, a fim de definir quais os pontos de atuação serão desenvolvidos, os quais se desdobram em formações docentes, cursos de curta duração, construção e alimentação de dados na plataforma virtual, pesquisas na área de educação e produção científica, tais como a primeira obra da coletânea OBEDU que irá concentrar os grandes conceitos da educação infantil, onde especialistas da região foram convidados a escrever capítulos para compor a obra. Os resultados das atividades realizadas são: a participação em eventos que promovem a educação e ascensão social como o “dia do campo limpo” onde foram plantadas árvores nativas e feita a conscientização da importância da logística reversa; Oferta de cursos virtuais e presenciais de diferentes temáticas, dentre elas: educação infantil, filosofia, inclusão na primeira infância, inclusão na perspectiva da família, etc., com a participação de mais de quinhentas pessoas nas formações oferecidas. Conclui-se que para além de um trabalho voltado para o desenvolvimento pedagógico das escolas municipais do município de Vacaria, o OBEDU tem se caracterizado como um espaço de inclusão social, e de construção de conhecimento, pois é um espaço aberto para o diálogo e partilha de saberes, respeitando e valorizando a pluralidade de ideias e também a diversidade.


Palavras-chave


Educação; Plataforma Digital; Formação Docente

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