Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
O lugar das Histórias em Quadrinhos nas bibliotecas escolares do município de Canoas.
Henrique Rodolfo Duarte, Romir de Oliveira Rodrigues, João Vitor Maass da Cunha

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano, promovendo o uso cada vez mais intenso de imagens para a comunicação social e para o desenvolvimento de processos pedagógicos. As histórias em quadrinhos, com sua característica de articular elementos imagéticos e textuais, podem contribuir para qualificar as práticas pedagógicas nas escolas. Dialogando com este cenário e lastreada numa experiência de mais de uma década, foi implementado  o Projeto  de extensão “História em Quadrinhos e Cinema em processos pedagógicos”. Na trajetória desta ação extensionista foram realizadas oficinas com estudantes e cursos de formação com docentes da rede municipal de Canoas e Cachoeirinha visando fomentar o uso das histórias em quadrinhos em sala de aula. Um limite identificado nestas atividades, em especial na formação de professores, é o desconhecimento sobre o efetivo acervo de quadrinhos que os docentes têm disponível para trabalho na sala de aula. Visando superar esta lacuna, foi implementado o Projeto de Pesquisa “O lugar das Histórias em Quadrinhos nas bibliotecas escolares do município de Canoas”, objetivando analisar o acervo de quadrinhos e o lugar por ele ocupado nas bibliotecas escolares do município de Canoas. Além de permitir a elaboração de um levantamento do material disponível em quantidade e qualidade para o trabalho pedagógico, busca-se indicativos que permitam inferir sentidos, formas de uso e relações entre os quadrinhos e as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. De caráter exploratório, a pesquisa está metodologicamente  desenhada em três etapas. Inicialmente foram realizados estudos sobre histórias em quadrinhos e educação visando a formação dos pesquisadores-bolsistas. Forma mapeadas e definidas as escolas municipais para a realização pesquisa e construído o instrumento de coleta dos dados – formulários on-line, via google formulários. A segunda etapa é o levantamento dos dados com a visitação das bibliotecas das escolas selecionadas. Por último será feita a análise e sistematização dos dados obtidos. Os resultados esperados são  estabelecer um inventário crítico do acervo disponibilizado na rede municipal de Canoas e fazer um levantamento de como os docentes relacionam quadrinhos e educação.  Com isso será possível desenhar problemas mais qualificados para etapas posteriores da pesquisa e propor práticas mais adequadas ao material disponível aos docentes nos cursos de formação continuada propostos pelo Projeto de Extensão Histórias em Quadrinhos e Cinema em processo pedagógicos.


Palavras-chave


Histórias em quadrinho; práticas pedagógicas; Pesquisa

Texto completo: PDF