Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Promovendo saberes e práticas colaborativas na educação
Luana Nickhorn, João Carlos Ruszczyk, João Carlos Ruszczyk, Suelen Eduarda Kaminscki, Gabriela Betina dos Santos

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


 

Luana Nickhorn; João Carlos Ruszczyk; Suelen Eduarda Kaminscki,  Gabriela Betina dos Santos.

[email protected]; [email protected]; ; [email protected]; [email protected].

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Sertão

Promovendo saberes e práticas colaborativas na educação.

O projeto do bosque educação popular e reforma agrária foi criado como um espaço coletivo, com objetivo de promover a troca de conhecimentos, interação social,  construção de saberes científicos, integrando teoria e prática. Sua missão é incluir diferentes conhecimentos e culturas, em torno de diversos  temas. O projeto estabeleceu reuniões semanais, alternando encontros de formação e de planejamentos (quinzenais). Durante essas reuniões, são discutidos temas como a permacultura, com foco nos princípios e práticas que sustentam este sistema, incluindo uma ênfase significativa na sustentabilidade, no planejamento integrado e no uso eficiente dos recursos disponíveis. A agroecologia é abordada, abrangendo os fundamentos desse campo, como métodos de cultivo sustentável e a conservação da biodiversidade. É importante destacar que durante essas reuniões também são abordados tópicos relacionados aos solos, incluindo a compreensão da formação dos solos, bem como a identificação de plantas indicadoras e elementos-chave que desempenham um papel crucial na qualidade e fertilidade do solo. Esses encontros proporcionam um espaço valioso para a troca de conhecimentos e ideias, promovendo práticas agrícolas mais conscientes e ecologicamente responsáveis. A partir desses encontros, uma nova ideia surgiu, a inclusão de outros participantes, ampliando o alcance do projeto, visando integrar diferentes concepções e perspectivas. Esta abertura para novos participantes promove a diversidade de ideias e experiências, enriquecendo o aprendizado, a partir de setembro encontros quinzenais temáticos e a discussão sobre a criação de futuros grupos de estudo em colaboração com outros projetos. O projeto do bosque tem parceria com outro projeto de ensino chamado "O hábito de estudar: o ato e os métodos para melhorar os processos de ensino-aprendizagem” promovendo encontros para discutir temas relacionados ao ensino, estudo e suas origens. Essa integração entre os projetos fortalece a abordagem educacional colaborativa, enriquecendo o conhecimento e promovendo a prática interdisciplinar entre projetos, este processo promoveu a interação com discussões mensais com outros quatro projetos de ensino para a discussão de filmes temáticos das áreas de reflexão dos projetos, ampliando os saberes, conhecimentos e público participante. Outro ponto interessante de discussão é a ampliação de um novo espaço (outro bosque na instituição) , com a construção e ampliação atingindo os discentes dos cursos superiores e técnicos a partir das disciplinas dos orientadores, dos demais colaboradores, das visitas em sala e reuniões quinzenais de discussão e ampliação dos espaços, além do diálogo com o projeto de extensão realizado na comunidade guarani, assim poderá ocorrer a construção de processos de pesquisa-ensino-extensão entre os projetos.

Palavras-chave: educação, saberes, práticas.


Palavras-chave


educação, saberes, práticas

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