Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Cinema como ferramenta de aprendizagem e socialização.
Enzo Gabriel de Matos Ferreira, Sônia Gotler, Magdyeli Hellen Oliveira de Souza, Naiara Migon

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


Este trabalho faz parte do projeto de ensino Campo cultural: um espaço/tempo para a experiência estética. O projeto teve início no ano de 2014 como projeto de extensão e em 2016 passou a ser projeto de ensino. Este resumo trata de duas atividades realizadas pelo projeto, o cine de quinta e o cine história. A primeira é uma atividade que existe desde a criação do projeto. A segunda surgiu neste ano de 2023 com a proposta de parceria do professor Roberto Sander de história. Estas ações tem como objetivo oportunizar à comunidade acadêmica experiências com a arte da imagem em movimento, momentos culturais de lazer e descontração e conexão informal entre os estudantes e servidores do Campus. O cine história tem também o objetivo de trazer conteúdos de história através do cinema. A escolha dos filmes no cine de quinta se dá através de enquete nas redes sociais e os temas são livres para os estudantes escolherem. No entanto, o cine história segue uma linha diferente, os filmes exibidos precisam, necessariamente, possuir o contexto onde o professor possa criar um ambiente de aprendizado de conteúdos de história, ampliando, desta forma, o conhecimento dos estudantes nessa área. No cine história os filmes são sugeridos pelo professor Roberto e discute-se internamente qual será exibido. Esta atividade é mensal, enquanto a outra é semanal. Estas ações de veiculação de filmes acontecem no auditório do prédio central no período noturno. No cine de quinta percebe-se que cada vez mais os estudantes se engajam na escolha dos filmes e aguardam pela quinta-feira para “irem ao cinema”. Esta atividade é uma opção de lazer para os estudantes que permanecem internos no Campus de segunda a sexta-feira Já no cine história, verificou-se aumento de público na segunda vez que aconteceu a atividade. Já tem como forte referência um forte componente afetivo, a grande bacia de pipoca que é feita para os estudantes no refeitório do Campus. Estes movimentos abrem as possibilidades de debate pós-filme, exibições ao ar livre e outras variantes como a ideia de se desenvolver o cine ciência com a proposta de parceria do professor de química. Em outubro será realizada uma ação em parceria com outros projetos de ensino e extensão. Conclui-se que o cinema é uma área que atravessa muitas disciplinas, pois abrange todas as áreas da vida humana sendo uma potente ferramenta de aprendizagem e socialização.

 



Palavras-chave


Aprendizagem; Socialização; Cinema

Texto completo: PDF