Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Decifrando a língua inglesa: o uso de enigmas em sala de aula
Rafael Avila Heller, Lucía Silveira Alda, Celine da Silva Contini

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


Devido à sua predominância nas transações comerciais e nos meios de comunicação, a língua inglesa assume um papel central no cenário global. À medida que essa língua transcende as fronteiras geográficas e facilita conexões em todo o mundo, o domínio do inglês torna-se cada vez mais crucial para se tornar um cidadão globalizado, acessar oportunidades educacionais e profissionais, enriquecer a vida cultural e estar preparado para um mundo cada vez mais interconectado. Contudo, a língua inglesa na escola ainda não recebe o mesmo nível de valorização que outras disciplinas do currículo, enfrentando inclusive desvantagens em relação à sua carga horária e outros desafios. A fim de minimizar essas problemáticas, este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática baseada em atividades de enigma em sala de aula para a aprendizagem de língua inglesa. Fundamentando-se nos conceitos de competência simbólica e metodologias ativas, primeiramente foi realizado um levantamento de atividades de enigma para aprendizagem de inglês. Um enigma, como atividade didática de sala de aula para aprendizagem de línguas, é um quebra-cabeça ou desafio linguístico que os estudantes devem resolver. Esses enigmas normalmente envolvem pistas, palavras cruzadas, charadas, palavras embaralhadas, ou qualquer outra forma de jogo ou quebra-cabeça que requer o uso da língua-alvo para decifrar ou responder às perguntas. Além disso, também foi necessário fazer a interseção entre as atividades desenvolvidas e o conteúdo curricular a ser trabalhado. Os enigmas são uma maneira envolvente e interativa de melhorar o domínio do idioma, pois desafiam os estudantes a aplicar suas habilidades de compreensão oral e escrita, produção oral e escrita e resolução de problemas em um contexto divertido e significativo. Eles também podem promover a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes, incentivando-os a pensar fora da caixa para resolver os enigmas. Essa abordagem estratégica oferece uma ampla gama de vantagens e benefícios significativos para o processo de aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, ao planejar atividades significativas na sala de aula, não apenas diversificamos as abordagens de ensino, mas também aprimoramos a experiência de aprendizado dos alunos. Isso cria um ambiente autêntico, envolvente e culturalmente relevante que melhora habilidades de comunicação e a proficiência na língua. Ao traçar um caminho em direção a uma educação mais ativa e significativa no ensino de língua inglesa, este trabalho contribui para uma visão educacional capaz de preparar os alunos não apenas para um mundo interconectado, mas também para uma aprendizagem significativa e duradoura.


Palavras-chave


Enigmas; Metodologias ativas; Ensino de língua inglesa.

Texto completo: PDF