Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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O fazer-se da escuta propositiva: sobre a minha experiência no projeto de extensão Café com Paulo Freire Alvorada
Thais da Silva Manini, Felipe Bragagnolo

Última alteração: 20-02-2024

Resumo


O objetivo deste relato é descrever diferentes experiências que tive como bolsista do Projeto de Extensão Café com Paulo Freire – Campus Alvorada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no primeiro semestre de 2023. Destaco os aprendizados, as dificuldades e as transformações ocorridas em minha formação pessoal e acadêmica, enquanto estudante do curso de Pedagogia, a partir da experiência de bolsista neste projeto. Ressalto a importância do projeto para a formação pedagógica dos estudantes, bem como para a valorização da Educação Popular e emancipatória inspirada em Paulo Freire. Do ponto de vista da organização das atividades do Café com Paulo Freire Alvorada, realizamos reuniões semanais que se dividem em: planejamento das ações do mês, leituras críticas de obras selecionadas de Freire, organização das visitas e/ou acolhidas das escolas parceiras em nosso Campus, assim como encontros virtuais do Grupo de Diálogo Amoroso 5 - GDA. Também fazemos uso de um grupo de WhatsApp enquanto canal de comunicação para organizações gerais, tomadas de decisões, trocas de experiências e informações gerais. Os resultados obtidos até o presente momento demonstram que o projeto se constitui enquanto uma experiência significativa para a minha formação, pois me permitiram ampliar os conhecimentos sobre a obra de Paulo Freire e sobre os temas abordados nos encontros, dentre eles, democracia, educação antirracista, diversidade, violência, amorosidade e povos originários. Além disso, as vivências ocorridas no projeto me propiciaram desenvolver habilidades de comunicação, argumentação, escuta e respeito às diferenças, como também estão auxiliando em meu processo de conscientização crítica enquanto estudante e cidadã. Sinto-me mais motivada para pensar e realizar ações coletivas e emancipatórias que visem mitigar os diferentes problemas sociais da minha comunidade. Enquanto aspecto a ser aprimorado no projeto, temos os desencontros de datas e horários para se ter maior adesão de participantes. Dito isso, esse projeto de extensão tem se revelado como uma experiência importante para a minha formação, pois é um espaço de diálogo e de reflexão da educação libertadora, tendo como referência a pedagogia crítica de Paulo Freire.

Palavras-Chave: Café com Paulo Freire. Pedagogia. Educação.



Palavras-chave


Café com Paulo Freire. Pedagogia. Educação

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