Última alteração: 16-12-2023
Resumo
O Projeto de Ensino “Monitoria de Alunos por Pares em Língua Inglesa e Educação Física” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Veranópolis - foi pensado com base na necessidade de disponibilizar momentos em que os discentes tivessem a oportunidade de reforçar seus conhecimentos das disciplinas de Língua Inglesa e Educação Física, oportunizando apoio e complemento para tais disciplinas em horários além dos da sala de aula. Dessa forma, o projeto busca auxiliar os estudantes do campus por meio de horários de atendimento por pares no contraturno das aulas e por meio da elaboração e distribuição de materiais das respectivas disciplinas supracitadas. Os principais objetivos do projeto são: ampliar as oportunidades e buscas por saberes adicionais; conceder ao estudante monitor o aumento de conhecimentos pedagógicos; fazer com que o estudante monitor procure um conhecimento mais aprofundado; desenvolver novas metodologias de ensino; apresentar atividades extras e materiais complementares; oferecer momentos de compartilhamento de informações e ideias; proporcionar melhoria nas notas finais e trimestrais dos estudantes participantes; auxiliar na permanência e êxito dos estudantes. Para alcançar os objetivos do projeto, são ofertados momentos de atendimentos presenciais - no contraturno - das aulas pelos estudantes monitores. Ademais, com auxílio das professoras da disciplinas, os estudantes monitores elaboram materiais e atividades complementares para contribuir positivamente no processo de aprendizagem dos discentes. Até o presente momento, diversas atividades foram elaboradas para a disciplina de Língua Inglesa, paralelamente com a criação de uma apostila de Língua Inglesa, com os conteúdos das aulas da disciplina unidos em um só material. Na monitoria de Educação Física, o estudante monitor auxilia nas oficinas de esportes que acontecem nos contraturnos, visando preparar os estudantes para competições como Jogos Escolares do Rio Grande do Sul, Jogos dos Institutos Federais e Jogos da Semana do Estudante. Uma dificuldade encontrada durante a execução do projeto – e que necessita de estratégias para melhorias – é o fato de que muitos estudantes não comparecem nos atendimentos do contraturno, fato este que se deve pois os estudantes ainda têm o hábito de buscar atendimento apenas nas semanas que antecedem avaliações e competições. Entretanto, a previsão é a de que mais estudantes passem a comparecer nas monitorias, em razão da proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de outros vestibulares, além da proximidade do último trimestre do ano letivo.