Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DAS TDIC: HUMANIZAÇÃO OU DESUMANIZAÇÃO EM TEMPOS PÓS-PANDÊMICO?
Douglas Iury de Pinho Brito, Sabrina Hax Duro Rosa, Lara Mirapalheta Conceição

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


O mundo vivenciou recentemente uma pandemia que modificou as formas de relações por motivo do isolamento a que fomos todos submetidos. A relação professor-aluno também sofreu, pois abruptamente passamos do ensino presencial para o ensino remoto, tendo que nos adaptarmos ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com foco no ensino-aprendizagem. Ao retornarmos recentemente ao formato presencial, as TDIC permaneceram como recursos para o aprendizado da disciplina de Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Rio Grande, promovendo assim um ensino híbrido ou blended learning. Com essa nova forma de educação, surgem também inquietações e receios sobre o uso das TDIC servirem exclusivamente para instrumentalizar os estudantes, deixando a parte seu aspecto afetivo e emocional. Assim, esta é uma pesquisa-ação que visou analisar a metodologia híbrida adotada com os 1os anos do Ensino Médio Integrado a fim de respondermos de que forma as TDIC podem ser usadas para humanizar, já que a educação que se pretende é aquela freiriana que emancipa e humaniza. A partir dos resultados, reformulamos as atividades postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moodle, que é a principal ferramenta usada para o ensino híbrido nas aulas de LI, para que sejam voltadas para a humanização dos estudantes. Desta forma, estaremos preparando sujeitos críticos para ocuparem diferentes espaços da sociedade, pois serão jovens que poderão transformar realidades positivamente.


Palavras-chave


Língua Inglesa, Humanização, AVA, TDIC.

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