Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Laboratório de acessibilidade e ações inclusivas (LAAI): promovendo a inclusão por meio de recursos didáticos adaptados no IFRS Caxias do Sul
Sophia Souza Rachinhas, Alfredo Costa

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O ensino inclusivo é uma importante parte do sistema educacional que muitas vezes é deixado de lado, seja por falta de interesse das escolas e dos profissionais, seja por ausência de recursos e investimentos, ou por lacunas na capacitação de pessoal. Felizmente, esse tema tem atraído cada vez mais olhares e oportunizado a abertura de setores especializados nas instituições. Nos Institutos Federais, existe o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) que assessora estudantes, famílias e servidores quanto a processos de ensino-aprendizagem adaptados, além de recursos didáticos inclusivos. No NAPNE do IFRS Caxias do Sul há um grande acervo de recursos como esses, entre os quais, materiais de auxílio pedagógico, como lupas para a leitura; tecnologias assistivas, como teclados em braille, e até jogos e livros adaptados para o ensino lúdico de temas das diferentes disciplinas do ensino básico. Entretanto, a subutilização tem sido um desafio recorrentemente enfrentado ali. Visando solucionar esse problema, foi proposta a criação de um ambiente capaz de facilitar seu melhor aproveitamento, buscando estabelecer uma conexão desse material com a prática docente, além da sua adaptação conforme demanda. Assim, surgiu o Laboratório de Acessibilidade e Ações Inclusivas (LAAI), que baseia-se nos princípios do Desenho Universal e da Educação Maker, e que concentra-se na investigação, documentação, prototipagem, catalogação e divulgação desses e outros materiais acessíveis no IFRS Caxias do Sul, bem como o diálogo e a reflexão sobre o seu uso. Desde a sua criação, em 2022, esse projeto foi responsável por adquirir e catalogar mais de 70 recursos didáticos inclusivos, envolvendo itens destinados ao ensino de pessoas com necessidades educacionais específicas (NEE) como paralisia, cegueira e baixa visão, surdez, autismo, deficiência intelectual, entre outras. Uma parte importante do trabalho realizado pelo LAAI envolve a divulgação de formas inclusivas de ensinar e aprender a partir desses itens. Para isso, foi produzido um catálogo dos recursos didáticos disponíveis no campus e, atualmente, ele está sendo divulgado para a comunidade escolar por meio de e-mails e redes sociais, com o objetivo de atrair a atenção dos educadores sobre possibilidades de uso e aplicação. A parceria entre o LAAI e o NAPNE têm apresentado resultados positivos, e prevê-se que essa relação será duradoura, com o potencial para servir de inspiração para o fomento do ensino inclusivo em diversas instâncias sociais.

Palavras-chave


Recursos didáticos inclusivos, acessibilidade, educação transformadora

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