Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Projeto Elas na metalurgia
Emily Vitória Souza Paim, Fabiana Lopes Da Silva

Última alteração: 20-02-2024

Resumo


A ciência e a tecnologia, na história recente, sempre foram atividades realizadas unicamente por homens. A sociedade só começou, gradativamente, a permitir a participação feminina por meio de custosas lutas sociais que datam por mais de 3 séculos. Em grande parte  das culturas a Metalurgia é vista como um trabalho masculino, pois socialmente acredita-se ser uma área dura, insalubre e que exige muita resistência física. Apesar desta ser uma grande e errônea generalização de uma área extremamente vasta. Por conta da formação cultural e social, as mulheres sempre foram vistas como frágeis e afastadas da área da Metalurgia e das Engenharias. Quando há interesse feminino pela área as mulheres são desvalorizadas e desencorajadas, acarretando  em um sentimento de censura o que, em casos extremos leva a evasão da profissão. Levando isso em consideração, há 5 anos atrás, por demanda social, foi desenvolvido o projeto Elas que desde em seu início teve como objetivo inspirar meninas e mulheres na área da Metalurgia. Ao longo dos anos o objetivo do projeto se ampliou para a inspiração e incentivo da comunidade feminina nas mais diversas áreas acadêmicas, atuando a partir de ações de valorização, protagonismo e empoderamento feminino. O projeto Elas atua na realização de uma mentoria científica de estudantes do ensino fundamental há 3 anos, com o intuito de aproximar e encorajar a atuação feminina nas áreas da Metalurgia e Engenharias. Neste ano a proposta iniciou-se com a seleção de duas estudantes do 9° ano da escola pública Professora Ester Justina Troian Benvenutti. Com o  intuito de introduzir e estimular a formação de interesse de estudantes de ensino fundamental pela Metalurgia, foram desenvolvidas ações de mentoria por meio de explicações e práticas lúdicas de corrosão, supervisionados por uma profissional da área. Para isto, foram realizadas pesquisas bibliográficas relacionando a arte e a Metalurgia, assim como um projeto de pesquisa desenvolvido pelas mentoradas sobre a corrosão dos metais da Torre Eiffel e da Estátua da Liberdade, a fim de comparar  e compreender a corrosão como um processo de deterioração. Por fim, acreditamos que através deste projeto poderemos compreender e averiguar a eficácia da realização de projetos de mentoria alinhados a um período precoce do desenvolvimento das estudantes envolvidas, além de alcançarmos resultados como o engajamento de impactos positivos nos indicadores de ingresso, permanência e êxito de meninas e mulheres nos cursos técnicos, tecnológicos e de engenharia do Campus Caxias do Sul.



Palavras-chave


Mentoria; Iniciação Científica; Extensão.

Texto completo: PDF