Última alteração: 22-12-2023
Resumo
Quando as escolas técnicas foram criadas, tinham uma função disciplinadora e industrialista, buscando preparar os estudantes para exercer uma atividade produtiva visando atender, principalmente, a economia local. Eram preparados profissionais para uma geração de mão de obra técnica, apenas. Com a evolução desde as Escolas de Aprendizes e Artífices (1909) até os dias atuais, com a criação dos Institutos Federias de Educação, Ciência e Tecnologia (2008), muito se tem evoluído sobre a construção de um conhecimento não somente tecnicista, mas também um conhecimento que tenha um valor ético no sentido de preocupar-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste trabalho, fazemos um recorte de uma pesquisa-ação desenvolvida com o fomento do CNPq contemplada no Edital No 55/2022. Aqui trataremos da pesquisa bibliográfica que embasou nosso estudo levando em conta as temáticas: histórico das Instituições Educacionais Técnicas (LIMA e ALVES, 2015); educação humanizadora (FREIRE, 2001; NWAFOR e NWOGU, 2014); Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) (CAROTENUTO, 2020); conhecimento e formação ética (TAGATA, 2017). Preocupamo-nos, na grande pesquisa, com a dimensão social relacionada às necessidades humanas, de educação, melhoria da qualidade de vida e justiça, inseridas nos ODS. Para tanto, estudamos como a disciplina de Língua Inglesa (LI), misnistrada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) poderia desenvolver o conhecimento da língua agregado à promoção de valores éticos para inserir os estudantes dos 1os anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFRS Campus Rio Grande, nessa sociedade globalizada de forma responsável e crítica.