Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Por dentro do campus: um olhar voltado à comunidade externa
Eduarda Furlan Deconto, Marcos Vinícios Luft, Eduarda Helena Rigon Miotto, Roger Sá da Silva, Carolina Kruse Ramos

Última alteração: 20-02-2024

Resumo


O projeto "Por Dentro do Campus!" tem como objetivo melhorar a comunicação do  IFRS Campus Veranópolis com a comunidade externa. É evidente a necessidade de fortalecer a divulgação das atividades e oportunidades oferecidas pela instituição pois após quase nove anos de implementação, muitos da comunidade externa a desconhecem. O objetivo principal é promover uma compreensão mais ampla e informada sobre o campus, incluindo a divulgação dos cursos, atividades extracurriculares e a gratuidade da sua oferta, por meio das redes sociais e com a participação de duas estudantes bolsistas. O projeto busca dar sequência ao trabalho desenvolvido em sua edição anterior, mas com um enfoque maior em conteúdos destinados à comunidade externa, cuja ausência foi um dos problemas identificados ao final da primeira edição. Esses conteúdos são divulgados nos perfis oficiais da instituição no Facebook, Instagram e Twitter, com o intuito de atingir uma audiência mais ampla fora do campus. Os elementos visuais desempenham um papel importante no engajamento, por isso, a equipe criou uma identidade visual única para facilitar o reconhecimento da conta do campus tanto pelos seguidores já existentes quanto pelos potenciais novos seguidores. Para isso, são utilizadas plataformas com uma ampla variedade de recursos de design, como o Canva.com. As tarefas são distribuídas entre as duas bolsistas, uma mais dedicada à produção de elementos visuais, enquanto a outra se dedica à criação de legendas e textos, resultando em uma organização mais eficiente e dinâmica. A avaliação das redes sociais do campus é realizada através da contagem de números de engajamentos nas redes sociais. Esses dados foram coletados ao longo de um período de 90 dias, abrangendo de 10 de junho a 07 de setembro. Durante este período, alcançamos a marca de 2.528 contas, o que representa um crescimento de 6,7% em comparação ao início da contagem. Além disso, observamos um aumento significativo na quantidade de usuários que visualizaram os conteúdos do campus Veranópolis, totalizando um aumento de 61,6%. Isso representa um total de 149.630 impressões até o momento. Este progresso demonstra o impacto positivo das novas estratégias. Com isso, espera-se, assim, estabelecer uma conexão mais sólida e participativa com a comunidade externa, levando maior conhecimento sobre o campus para a região.

Palavras-chave


Comunicação; Comunidade externa; Engajamento.

Texto completo: PDF