Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria indígena: saberes e fazeres em diálogo
Kalindi Goj Téj Ribeiro, Graciele Rosa da Costa Soares

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


Este projeto tem por objetivo ampliar as possibilidades de atendimento e apoio pedagógico, a partir de monitoria acadêmica, aos estudantes indígenas do Campus Farroupilha. Buscando possibilidades de acompanhamento dos estudantes indígenas, com atendimentos individualizados ou em pares da mesma etnia. Oferecendo apoio aos estudantes indígenas em seus estudos e atividades pedagógicas, como na ambientação às ferramentas digitais e virtuais, sistematizando ações adicionais para assegurar melhor aproveitamento de estudos ao estudante indígena, com monitoria adequada, realizando  o acompanhamento da monitoria, de modo a verificar quanto ao aproveitamento das atividades e quanto ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes indígenas. A metodologia deste projeto envolve o reconhecimento das necessidades e potencialidades dos estudantes indígenas voltados aos aspectos sócio-culturais kaingang, etnia dos estudantes indígenas do Campus Farroupilha. O planejamento das atividades é realizado a partir das informações  de cada um dos estudantes indígenas,  que são colocadas no  PEI indígena e, a partir das dificuldades dos alunos, são planejados métodos de aplicação de aprendizagem. No decorrer do período da bolsa foram realizados encontros com os estudantes indígenas para que ocorresse auxílio em atividades  se por acaso algum estudante tivesse dúvida, e até   mesmo algumas aulas práticas de como montar alguns projetos de atividades como documentos, montar slide  e entrega de atividades  no Moodle. Assuntos focados na cultura foram discutidos, como o  do marco temporal e como ele afeta os povos indígenas e a importância da  apresentação da diversidade cultural em escolas. Foi apresentado o PEI para os alunos indígenas para que eles tivessem acesso a essa informação e até mesmo ajudar os professores a montar métodos de avaliações  e aulas onde os estudantes tivessem maior aproveitamento  e entendimento  aos conteúdos propostos.




Palavras-chave


Monitoria indígena, inclusão, acompanhamento

Texto completo: PDF