Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Cinema na sala de aula: O uso estratégico de filmes no processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa
Celine da Silva Contini, Lucía Silveira Alda, Rafael Avila Heller

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


A língua inglesa é amplamente reconhecida como um dos idiomas mais difundidos e compreendidos em todo o mundo. Dominar esse idioma é, por isso, uma habilidade extremamente valiosa e altamente relevante. Essa proficiência pode abrir portas para oportunidades significativas em esferas pessoais, acadêmicas e profissionais, ao mesmo tempo em que enriquece a experiência cultural e intelectual em um cenário mundial cada vez mais interligado e diversificado. Além disso, aprender inglês também oferece a possibilidade de mergulhar na literatura, cinema, música e arte em língua inglesa, enriquecendo a experiência cultural e ampliando a compreensão de mundo. Dessa forma, considerando também a carga horária disponibilizada para as aulas de língua inglesa, a utilização de filmes oferece uma série de vantagens e benefícios significativos para o processo de ensino/aprendizagem dos estudantes, como a exposição à linguagem autêntica, a contextualização cultural, a variedade de vocabulário e, principalmente, a motivação e o engajamento. Isto posto, este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de elaboração e adaptação de materiais didáticos desenvolvidos a partir da exibição de filmes em sala de aula de língua inglesa do câmpus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para tanto, com base nos conceitos de competência simbólica e metodologias ativas, primeiramente estabelecemos os critérios a fim de selecionar os recursos audiovisuais, como os objetivos de aprendizagem, o nível de proficiência dos alunos, o conteúdo curricular a ser trabalhado, a duração do filme e a preferência dos estudantes. Logo, discutimos sobre as possíveis obras a serem reproduzidas em sala de aula e, a partir disso, desenvolvemos uma sequência didática. Essa abordagem visa promover a aprendizagem significativa, envolvendo os estudantes em uma variedade de atividades que os levam a construir seu conhecimento de maneira ativa. À vista disso, espera-se que a utilização de filmes nas aulas de língua inglesa não apenas diversifique as abordagens de ensino, mas também enriqueça a experiência de aprendizado dos alunos, proporcionando um ambiente autêntico, envolvente e culturalmente relevante para aprimorar suas habilidades linguísticas e comunicativas. Ainda, é importante destacar que hoje, no câmpus Rio Grande, a disciplina de língua inglesa dá-se no primeiro ano do Ensino Médio Integrado, única etapa na qual a disciplina é ofertada, com um encontro de 2 horas semanais para os cursos bimestrais e com um encontro de 1 hora e 40 minutos para os cursos trimestrais, conforme apontado na Matriz Curricular do Instituto, e atividades como a proposta neste trabalho podem auxiliar de forma efetiva não só na aquisição da língua em si, mas também na motivação, interesse e identificação dos estudantes, fatores fundamentais para o processo de aprendizagem.


Palavras-chave


Processo de ensino-aprendizagem; Língua inglesa; Cinema

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