Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Elaboração de modelos didáticos para o ensino de ciclo de vida das plantas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS - Campus Sertão
Júlia Presotto Pedron, Maria Cláudia Melo Pacheco Medeiros

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


A utilização de recursos didáticos variados, tanto em sua forma digital quanto física, demonstra em prática benefícios na área educacional. Conteúdos relacionados à Biologia Vegetal costumam trazer alguma dificuldade aos estudantes, tendendo a serem considerados mais abstratos e de difícil compreensão, a exemplo do chamado ciclo de vida vegetal. Em um contexto de auxiliar estudantes e professores do IFRS – Campus Sertão no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos das diversas disciplinas relacionadas à botânica, este estudo tem por objetivo a elaboração de modelos didáticos com potencial para utilização no ensino do ciclo de vida das plantas. Para tanto, inicialmente, foi realizada uma pesquisa sobre recursos didáticos que poderiam auxiliar no entendimento do ciclo de vida dos grandes grupos de plantas terrestres, sendo eles briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. A seguir, foi criado em forma de cartaz, um esquema representativo dos ciclos de vida dos quatro grupos vegetais, com a utilização de papelão, etileno acetato de vinila (EVA), cartolinas e outros materiais. No processo de produção dos modelos, foram avaliados aspectos como estruturas vegetais a serem representadas, tamanho adequado de confecção das mesmas, de modo a permitir uma boa visualização pelos estudantes, e também a resistência e durabilidade dos materiais produzidos, para a sua utilização a médio ou longo prazo. Foram confeccionados quatro modelos, sendo um para cada grande grupo de plantas terrestres, contendo detalhes específicos relacionados à morfologia e etapas do ciclo reprodutivo das plantas abrangidas. Desse modo, os modelos finais destacaram detalhes das plantas adultas, de gametângios, esporângios e células reprodutoras. O recurso didático elaborado é de grande importância para estudantes que possuem dificuldade em entender determinados conteúdos relacionados a morfologia reprodutiva e o ciclo de vida vegetal, como um todo, em especial os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, ofertado pelo IFRS – campus Sertão. Além dos futuros resultados alcançados pela utilização dos cartazes elaborados em aulas teórico-práticas, é importante destacar a fixação de conteúdos proporcionada à estudante autora deste trabalho, durante a construção dos recursos didáticos.

Palavras-chave


Ensino de botânica; Ciclo de vida; Recurso didático

Texto completo: PDF