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Planos educacionais individualizados (PEIs) para estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE)
Manuella Cervelin, Graciele Rosa da Costa Soares

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O projeto visa efetivar a organização dos Planos Educacionais Individualizados (PEIs) destinados aos alunos com necessidades educacionais específicas (NEE), que requerem ajustes adequados e/ou acesso facilitado ao currículo nos programas educacionais do IFRS Campus Farroupilha. A metodologia adotada para dar conta dos objetivos tem base qualitativa e inclui as seguintes fases de procedimento: receber os Planos Educacionais Individualizados (PEIs) entregues pelos professores de acordo com o cronograma acadêmico, organizando-os conforme acordado com os coordenadores; revisão dos PEIs; encaminhamento dos PEIs que necessitarem de ajustes e acompanhamento dos retornos pelos docentes; finalização da entrega da documentação dos PEIs e elaboração de relatório (com dados destacados pelo grupo envolvido na análise). Levando em conta o número de estudantes atendidos e a quantidade de PEIs por professor, que são elaborados trimestralmente ou semestralmente, essa abordagem busca agilizar o processo, garantindo que os documentos reflitam fielmente o trabalho dos professores em sala de aula e possam acompanhar o histórico educacional dos estudantes ao longo do tempo. Durante a realização do projeto, houve uma melhora perceptível no número de envio dos PEIs, além de uma melhor organização dos mesmos com a criação de planilhas para controlar o envio feito pelos professores, envio de emails para lembrá-los sobre a entrega e elaborações de pastas com as principais observações feitas pelos docentes sobre cada aluno. Também estão sendo realizados estudos sobre a temática da inclusão, elaboração de resumos e postagens para divulgação e conscientização da comunidade acadêmica. Pode-se concluir que o projeto tem grande impacto na permanência de estudantes com necessidades educacionais específicas na instituição, visto que  favorece as análises e possíveis alterações de estratégias pedagógicas em períodos mais curtos e favorecendo a aprendizagem desses alunos.



Palavras-chave


Planos educacionais individualizados, necessidades educacionais específicas.

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