Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Entre a ação e a comunicação: Boletins Informativos como fonte da História dos Institutos Federais
Reni Rogete Rosa Ferreira Júnior, Marcelo Vianna

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) oferecida pelos Institutos Federais representa uma abordagem educacional singular, indo além das tradicionais ênfases tecnicistas e propedêuticas. Essa abordagem visa capacitar indivíduos para desempenhar um papel construtivo em suas comunidades, dotados de discernimento crítico como cidadãos conscientes. Para compreender melhor essa abordagem complexa, é fundamental analisar as diversas culturas escolares presentes nas instituições que deram origem aos Institutos Federais. Uma maneira de examinar essas características reside nos boletins informativos produzidos por essas instituições, em seus primeiros anos de existência. Esses boletins desempenham um papel crucial na comunicação, tanto interna, quanto externa do campus, e permitem uma compreensão das iniciativas em desenvolvimento nos diversos campi. O foco deste estudo, com apoio da bolsa PIBIC-EM/CNPq é debater, identificar e analisar esses periódicos, com o propósito de compreender as atividades dos campi e da Reitoria, além de destacar a importância da preservação desses materiais. Tomamos como exemplo o caso do IFRS, estabelecido pela Lei 11.892/2008, junto com outros 37 institutos federais. No que tange à metodologia, nosso estudo se baseia nos sites dos campi e no repositório digital do NuMem IFRS (memoria.ifrs.edu.br). Nele, conduzimos uma análise quantitativa e qualitativa dos documentos informativos. Identificamos nove boletins institucionais elaborados pelos setores de comunicação das unidades do IFRS no período de 2009 a 2012. Isso nos permite compreender como a instituição se esforçou para disseminar seus novos valores institucionais por meio de atividades relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão. Este estudo, ainda em andamento, permite retratar não apenas a presença das culturas escolares preexistentes, mas também a preocupação em demonstrar os valores institucionais do IFRS por meio das atividades relatadas nos boletins dos campi, especialmente em relação ao seu envolvimento com as comunidades locais através das atividades de extensão.

Palavras-chave


Preservação de Documentos Institucionais; Culturas Escolares; Valores Institucionais.

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