Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
OpenLab campus Rio Grande: explorando as fronteiras da inovação acadêmica e empreendedora
Wesley Fonseca de Oliveira, Loraine Lopes da Silva

Última alteração: 22-01-2024

Resumo


O OpenLab Campus Rio Grande tem como intuito primordial contribuir para a consolidação do ambiente de inovação e empreendedorismo no Campus Rio Grande. Sua missão consiste na integração de recursos e empreendimentos já existentes e suas atividades têm como foco identificar as competências da comunidade acadêmica e promover parcerias com empresas, empreendedores e instituições externas para o desenvolvimento de tecnologias, a resolução de desafios sociais e a promoção da educação empreendedora. Durante o desenvolvimento do projeto deu-se continuidade ao processo de reconhecimento das potencialidades existentes na comunidade interna, e para isso foram utilizadas entrevistas, questionários, pesquisa bibliográfica e observação para analisar as atividades realizadas no campus, com especial ênfase nos projetos de pesquisa, extensão e ensino que possuem potencial empreendedor e inovador e tiveram continuidade nos últimos dois anos. Concentramos nossa análise nos grupos que atendem a ambos os critérios - continuidade do projeto e potencial empreendedor - e buscamos compreender a percepção dos envolvidos e os resultados dessas iniciativas. Os próximos passos consistem na compreensão e mapeamento das iniciativas que contribuem na promoção do pensamento empreendedor na trajetória acadêmica, e de que forma estas podem ser potencializadas. Seguindo essa mesma abordagem, o projeto planeja realizar um evento que marcará o primeiro desafio empreendedor/inovador do campus Rio Grande. Este evento terá como foco a abordagem de problemas identificados em nosso campus, com o objetivo de incentivar a concepção de soluções. O evento será realizado na primeira semana de novembro, com campanha de divulgação prevista para iniciar um mês antes das atividades, através das redes sociais do projeto e divulgação abrangente no campus. A metodologia do evento envolve quatro encontros nos quais os grupos inscritos irão desenvolver a criatividade e geração de ideias, em seguida elaborar o plano de negócios, depois a fase de prototipagem e, ao final do evento, apresentar seus pitches a uma banca de avaliadores. Este evento servirá como um protótipo do que planejamos continuar a desenvolver no âmbito do projeto, expandindo progressivamente nossos horizontes e envolvendo agentes externos, como empresas e empreendedores, em nossa comunidade acadêmica. Nosso objetivo é fomentar o potencial criativo, empreendedor e inovador dos estudantes, especialmente aqueles que não têm acesso a tais oportunidades em sua formação acadêmica atual. Essas ações são estrategicamente planejadas para fortalecer o ambiente de inovação do campus, atuando de maneira abrangente ao facilitar a interação e a troca de ideias entre os acadêmicos e outros colaboradores do ecossistema de inovação. Isso, por sua vez, contribui para a melhoria dos vínculos entre a academia e os diversos setores da comunidade.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Inovação; Desafio.

Texto completo: PDF