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Cine-OHT, redes sociais e a escola: relato das ações do Projeto Origens, Histórias e Trajetórias LGBTQIA+
Camilly Vieira Sousa, Mariana Scussel Zanatta

Última alteração: 20-02-2024

Resumo


O Projeto Origens, Histórias e Trajetórias LGBTQIA+ surge da demanda identificada junto ao Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade do IFRS-Campus Caxias do Sul (NEPGS) e da comunidade LGBTQIA+ deste campus. É fato que pessoas, consideradas dissidêntes sexuais e de gênero, sofrem com o preconceito da sociedade, fomentado, também, pela falta de informação e estereótipos construídos sobre o estilo de vida das pessoas que não se enquadram no padrão hétero-cis-normativo. Visto isso, e objetivando atender a demanda interna (pessoas que se identificam como LGBTs no Campus Caxias - servidores e discentes) e demanda externa – o diálogo com a ONG - Construindo Igualdade e com o Coletivo LGBTQIA+ de Caxias do Sul (organizações da sociedade civil que acolhem e promovem, por meio de suas ações, a visibilidade e o respeito à diversidade) é que este Projeto é formatado. Observa-se que a LGBTfobia está presente no trabalho, na família e principalmente nas escolas. Este projeto, portanto, tem como objetivo geral: amparar; educar o espaço escolar; levar a outros ambientes as temáticas de gênero, de sexualidade e de identidade dos sujeitos LGBTQIA+; conscientizar todos aqueles que estiverem ao nosso alcance sobre a violência, a marginalização e a negligência sofrida pela comunidade LGBT. Para atingir tais objetivos algumas ações são protagonizadas pelo Projeto, dentre elas: “Cine OHT” que teve sua primeira edição no dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28/06) com a exibição, nos três turnos de funcionamento do Campus Caxias, do curta-metragem “De que lado me olhas”. Os participantes foram encorajados a avaliar a atividade e participar do sorteio de brindes, da loja “Artezanalle - arte LGBTQIA+”, que utiliza a renda das vendas para ajudar a ONG e a Casa de Acolhimento parceiras deste projeto. Mantemos uma página na rede social Instagram (@Projeto.origensht) com postagens informativas, divulgações, e postagens exclusivas com trechos de lives (Diálogos On-line) realizadas durante as duas primeiras edições do Projeto, disponíveis no canal do YouTube do IFRS - Campus Caxias do Sul. Acreditamos que os objetivos do Projeto estão sendo cumpridos, as publicações nas mídias sociais acontecem todas às segundas - feiras e recebem engajamento e aprovação. Ao longo do ano planejamos focar os conteúdos das lives nos posts do Instagram para trazer conteúdo de fácil acesso e de qualidade. Os bolsistas responsáveis pela edição e publicação interagem e aprendem como editar vídeos e como cativar o público para aumentar a repercussão e engajamentos da página e das postagens pois trabalhamos com a perspectiva de que conhecer a diversidade das vivências de gêneros e sexualidades é pressuposto para respeitar.



Palavras-chave


Palavras-chave: LGBTQIA +; Informação; Escola

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