Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Investigando a reprodução através da arte no espaço da horta escolar
Natalia Silva Brasil, Ilana Rossi Hack, Brenda Eduarda de Lima Silva, Betiane Paim Dias

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


As hortas escolares podem desempenhar um papel fundamental para a educação, ao envolver os alunos com o seu entorno e promover a compreensão das relações entre os humanos e a biodiversidade. A compreensão dos processos de reprodução das plantas é essencial para os alunos desenvolverem novos conhecimentos sobre a biologia vegetal. Desta forma, o objetivo da proposta é compreender os processos de reprodução e ilustrar esses mecanismos, além de investigar a reprodução assexuada de plantas, comparando os mecanismos de reprodução sexuada e assexuada sob o ponto de vista evolutivo. Este trabalho é um segmento das práticas pedagógicas desenvolvidas pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, relacionadas à prática do ensino por investigação na disciplina de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. A reprodução assexuada será abordada através da execução de experimentos de estaquia e a reprodução sexuada  através da observação de estruturas reprodutivas das plantas e do processo de polinização, permitindo que os estudantes reconheçam os diferentes mecanismos de propagação das plantas, com ênfase na espécie Rosmarinus officinalis (alecrim). A estrutura das flores, a polinização, a fertilização e a formação de frutos e sementes são aspectos centrais explorados durante o estudo da reprodução sexuada. Paralelamente, a reprodução assexuada, incluindo estacas, bulbos e rizomas, é apresentada como uma maneira de produzir plantas geneticamente idênticas. No decorrer desse processo educacional os alunos participarão ativamente, desde o planejamento da horta até a observação dos estágios de crescimento e reprodução das plantas, proporcionando uma abordagem prática que complementa os conceitos teóricos apresentados em sala de aula. As observações serão registradas através de diferentes técnicas artísticas juntamente com a disciplina de Artes, onde serão elaborados modelos tridimensionais  durante todo o processo, utilizando materiais recicláveis e que mostrem a compreensão e visualização dos estudantes de todas as etapas do processo de reprodução. Espera-se que ao final das atividades realizadas na horta escolar, os estudantes tenham começado a compreender a importância de conhecer os processos biológicos e suas aplicações no cotidiano, iniciando assim uma prática mais consciente e sustentável oferecida pelo ambiente escolar.



Palavras-chave


Ensino, Biologia vegetal, PIBID

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