Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
LABPED - Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas - ano 3: Aprendizagens visíveis como estratégia pedagógica na Educação Básica
Caroline Ceconi Mocelin, Samantha Dias de Lima, Victória Palavro Lunardi

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O projeto  intitulado LABPED (Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas) possui fomento dos editais do IFRS nº 01/2023 e nº 12/2023, é de caráter indissociável, unindo ensino, pesquisa e extensão, e tem como objetivo proporcionar um ambiente tanto virtual quanto físico dedicado à criação de experiências educacionais com ênfase na formação de estudantes do IFRS Campus Farroupilha do curso de Pedagogia e de professores da Educação Básica. Neste ano de 2023 iremos explorar o recorte das “Aprendizagens Visíveis”.   O conceito de “aprendizagem visível” tem como um dos autores pioneiros John Hattie (2008) e refere-se a um método de ensino que se concentra na compreensão profunda da aprendizagem do aluno e promove estratégias de ensino exitosas. Este tema surgiu  em resposta ao desafio de melhorar a qualidade da educação, determinando o que realmente funciona na sala de aula. A relevância desta investigação em nosso projeto reside na sua capacidade de transformar a forma como ensinamos e aprendemos, impactando positivamente o desenvolvimento de competências e habilidades metacognitivas nos resultados das aprendizagem dos estudantes, que passam a ocupar espaços de  protagonismos nas suas aprendizagens. Os nossos estudos apontam que compreendendo melhor a aprendizagem dos estudantes será possível desenvolver estratégias de ensino mais eficazes, fazendo com que esta pesquisa possa colaborar com os educadores, avaliar e qualificar continuamente seus métodos de ensino.  Isso se dá, pois nessa abordagem constatamos que se incentiva o feedback contínuo e os ajustes nas estratégias de ensino com base nas necessidades dos estudantes, fazendo com que os resultados obtidos com a Aprendizagem Visível sejam promissores. Os materiais investigados mostram que os professores que utilizam esta abordagem relatam melhorias significativas no desempenho dos alunos, além de uma compreensão mais profunda do processo de aprendizagem e um ambiente de sala de aula mais colaborativo e envolvente.  A pesquisa sustenta-se na metodologia da Pesquisa (de)Formação, que é uma abordagem qualitativa e teórico-metodológica, na qual a investigação é conduzida enquanto novos conhecimentos são construídos, uma vez que os participantes colaboram com a pesquisa na produção de novos saberes através de espaços de formação continuada. Em nosso projeto, o viés da formação continuada, se dá através da oferta de uma atividade de extensão de vinte horas, a ser realizada entre os meses de setembro e dezembro deste ano. Como resultados preliminares apontamos que as investigações têm reforçado a potência das aprendizagens visíveis como um instrumento de exercício de pensamento, que promove as experiências educativas que tanto defendemos e incentivamos por meio do  Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas.



Palavras-chave


LABPED; experiências educativas; aprendizagens visíveis; educação básica

Texto completo: PDF