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Comvida: conexões entre violência, gênero e sexualidade em espaços escolares
Sheyla Souza Dare, Jonas Francisco De Medeiros

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


O projeto de pesquisa ComVida: conexões entre violência, gênero e sexualidade em espaços escolares busca identificar e discutir a violência que circula por espaços escolares e se interseccionam com temáticas de gênero e sexualidade, através de ações de enfrentamento, estudos e debates. As questões de violência são um verdadeiro desafio na atualidade, e não apenas têm origem externa, como se criam, circulam e se reproduzem em espaços escolares, necessitando de novas pesquisas, discussões e aprofundamentos. A pesquisa iniciou a partir de uma revisão integrativa de estudos primários, explorando os conceitos bibliográficos sobre a temática de gênero e sexualidade. Após, considerou-se como objeto principal de estudo dois sábados letivos realizados no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Alvorada em alusão ao dia da luta contra a homofobia e a semana do orgulho e diversidade. Ao longo das duas ações, desenvolveu-se a oficina intitulada de “A fantástica fábrica de drags” e suas decorrências. Ao longo do primeiro evento, foi realizada uma pesquisa baseada na metodologia da etnografia de cenas escolares. Após, dividiu-se a análise em três etapas. Na primeira parte foi realizada a análise do pré-evento, no qual foi pesquisado a proposta da intervenção e a repercussão da divulgação nas redes sociais do campus. A segunda parte deu-se no próprio evento, observando as cenas escolares na imersão da atividade, analisando-se as formas de reflexão e concepção de gênero e sexualidade em espaços escolares. A última parte da pesquisa ocorreu da análise pós-evento, no qual utilizou-se o segundo sábado letivo mencionado. Nesta última etapa, após a realização da exposição fotográfica “A fantástica fábrica de drags: em imagens” e de uma discussão sobre literatura e autores gays, lésbicas e transgêneros, aplicou-se um questionário estruturado para a análise global das intervenções observadas no espaço educacional. Através da aplicação de cinco perguntas objetivas, analisou-se a percepção de estudantes sobre a temática de gênero e sexualidade na educação básica. Ao todo, foram analisadas 78 respostas. Para divulgação das discussões e resultados obtidos, um artigo científico está em processo de elaboração. Como resultado parcial, identificou-se a importância da discussão sobre a temática de gênero e sexualidade dentro de espaços escolares. Através de ações como as analisadas, a equidade entre gêneros é impulsionada e o respeito às sexualidades e suas diferenças contribuem para o bem-estar de estudantes e incentivam as trajetórias escolares rumo ao êxito e à permanência. Contrária à propagação de violências, a educação deve ser um espaço para construção das noções de coletividades e respeito às diferenças, sendo esta uma ferramenta de política pública capaz de transformações sociais.


Palavras-chave


Violência; Gênero; Sexualidade;

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