Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Empoderamento e esperança através da leirtura e da escrita.
Miriam Fernandes Pedroso, Fábio Azambuja Marçal

Última alteração: 20-02-2024

Resumo


Este projeto é a continuidade de outro desenvolvido ao longo de 2022. Na atual edição, 2023, continuamos atendendo a pessoas adultas não alfabetizadas, ou semianalfabetas. Criamos estratégias para inclusão destas no mundo do letramento considerando o princípio freiriano de que a leitura do mundo precede a leitura das palavras. Logo, as reflexões em torno da sua realidade são constantes ao longo do projeto. Para tanto, nos finais de semana, quinzenalmente, são realizados encontros presenciais. Em tais encontros são realizadas atividades exploratórias do mundo letrado - livros, revistas, jornais, televisão, computadores, rótulos, documentos, teatros, feiras, empresas e comunidade em geral, absorvendo a cultura letrada seus códigos e significados. Salienta-se que quanto estamos tratando de alfabetização e letramento de adultos, estamos apontando que um dos direitos basilares, o direito à Educação que é parte da Declaração Universal está sendo negado. Ainda o direito à educação é destacado na Constituição Brasileira (BRASIL, 1988) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (BRASIL, 1996). Logo, este projeto se ampara na perspectiva de garantia de direitos universais. Ainda, de acordo com os dados do IBGE de 2020, Alvorada, município onde atuamos, apresenta baixa escolaridade. Este elemento é um forte indicativo da frágil alfabetização e letramento da nossa comunidade. Considerando que os campi devem atuar para atender as demandas urgentes do seu território, estamos certos de que a ação de extensão está coerente com o compromisso com a realidade indicada na Lei de Criação dos Institutos Federais (Brasil, 2008). Acredita-se que com o que está sendo realizado haverá um fortalecimento dos cursos de extensão na área de educação e a consolidação do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFRS Campus Alvorada. Como resultados parciais, sublinhamos que parte dos estudantes, em especial os que acompanham o projeto desde 2022, participaram do Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). Isso indica que o projeto estimula os envolvidos a continuidade no processo de escolarização.

Palavras-chave


Empoderamento; Esperança; Alfabetização.

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