Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Laboratório de educação matemática do campus Restinga
Marcos Paulo Hirch Rosa, Diana Vega Marona, Artur Henrique Silva Haefliger, André Bomfim Trindade, João Vitor Rodrigues Morrudo, Luis Felipe Kiesow Macedo, Diego Romeira Cigaran Chaves

Última alteração: 20-02-2024

Resumo


O Laboratório de Educação Matemática do Campus Restinga (LEM) foi concebido em 2018 com o objetivo de envolver os estudantes do campus no mundo da matemática lúdica e eficiente, proporcionando desde então, oportunidades tanto para os estudantes atuais da instituição quanto para os futuros estudantes que almejam ingressar no Campus.O nosso laboratório se destaca por uma variedade de atividades, a saber, realização de oficinas de matemática em colaboração com as escolas da região e em colaboração com as disciplinas correlatas dos nossos cursos de ensino médio, realização de eventos nas dependências do campus (gincanas e maratonas), encontros para preparação de processos seletivos, monitorias e tutorias. Estamos também envolvidos com outros projetos internos de ensino e extensão, que englobam a criação de jogos didáticos, adaptação de materiais para estudantes com necessidades específicas,  desenvolvimento de uma plataforma própria de jogos online e criação de metodologias de ensino por meio de mecanismos eletrônicos. A produção de novos jogos didáticos (concretos ou onlines) é o meio que encontramos para que as novas demandas sejam prontamente atendidas, criando dinâmicas para uma interação leve, objetiva e eficaz.  Os materiais concretos criados em parceria com o projeto Inovalab, auxiliaram  na aprendizagem dos estudantes incluindo os que apresentam deficiências visuais. Por sua vez,  os jogos online da nossa plataforma tem auxiliado muito os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem em conteúdos de matemática e áreas afins. Já na parceria com o projeto OBMEP no Campus Restinga, possibilitamos o acesso a material didático diferenciado com qualidade e por consequência incentivamos  o aperfeiçoamento de alunos e professores. Nosso compromisso é estabelecer uma conexão mais profunda com a matemática, oferecendo oportunidades enriquecedoras para a comunidade, tanto dentro como fora do Campus, promovendo assim o aprendizado e o interesse pela disciplina. Esse ano investimos grande parte de nosso tempo realizando encontros com estudantes de escolas do entorno do Campus, tentando minimizar o impacto gerado na aprendizagem pelo período pandêmico. No total,  atendemos a demanda de cinco escolas, onde mantivemos encontros fixos e quinzenais durante três meses com cerca de 200 estudantes.  O primeiro contato com as escolas se deu pela visita dos professores deste projeto, a fim de captar quais seriam os interesses das escolas para com nosso trabalho. Tais demandas apresentaram uma grande diversidade: preparatório pré-IF, nivelamento com estudantes de 8º e 9º anos, oficinas lúdicas através de jogos e saídas para estudos dirigidos; o que nos protagonizou inúmeras ações. Com exceção de uma escola, as demais estiveram em nosso laboratório para realização dos encontros. Atualmente o Laboratório de Educação Matemática é referência dentro e fora do Campus Restinga, e tem atingido seu objetivo principal que é fazer uma educação pública, gratuita e de qualidade ao alcance de todos.



Palavras-chave


Extensão; Aprendizagem; Matemática

Texto completo: PDF