Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Laboratório pedagógico de ensino e aprendizagem: criação de recursos didáticos para estudantes da educação básica
Letícia Zanella Noetzold, Melina Chassot Benincasa Meirelles

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O presente projeto indissociável conta com fomento do Edital Conjunto n.01/2023 de apoio a projetos indissociáveis de pesquisa, ensino e extensão do IFRS, e tem por objetivo a produção de materiais didático-pedagógicos para uso nas escolas de educação básica - etapas da Educação Infantil (EI) e Ensino Fundamental (EF - Anos Iniciais) da cidade de Farroupilha e Região, por parte dos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia (Campus Farroupilha) em seus estágios curriculares obrigatórios. Posteriormente, estes materiais serão organizados e catalogados na brinquedoteca do Curso de Pedagogia, para uso dos estudantes em suas atividades práticas de estágio. Essa ação também envolve o Laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem (IdeaLab) do Campus, no qual serão produzidos os materiais didático-pedagógicos com o uso da máquina de corte a laser e da impressora 3D. No que se refere à metodologia, foram realizadas as etapas previstas no projeto como: levantamento das necessidades observadas em atividades práticas e de estágios com os estudantes do Curso de Pedagogia das turmas do 4°, 6° e 8° semestre através de um formulário eletrônico do Google Docs; estudo bibliográfico de pesquisas que abordam o tema do uso de materiais didático-pedagógicos para o ensino-aprendizagem das crianças da EI e dos estudantes do EF e os diferentes conteúdos programados para cada faixa etária. Junto a isso, com o auxílio do professor que coordena o IdeaLab foram realizadas oficinas nesse laboratório para aprendizagem do uso dos softwares para desenho dos materiais antes da impressão. Vale destacar que após a impressão, o material deve ser polido e pintado manualmente. Pretendem-se produzir ao menos um material didático por área do conhecimento de acordo com a BNCC (2017) levando em consideração as diferenças pedagógicas entre as etapas da EI e do EF. Até o momento, como resultados parciais, foram produzidos materiais didáticos voltados para o ensino da linguagem e da matemática para a etapa da educação infantil. Percebeu-se também que o processo de projetar/desenhar o recurso didático no computador requer tempo e prática de uso dos softwares. Como resultados finais, espera-se que as aprendizagens dos alunos da educação básica que utilizarem os materiais didático-pedagógicos seja significativa e que atenda suas necessidades educacionais específicas. Além disso, os estudantes do Curso de Pedagogia aprenderão a identificar as necessidades de aprendizagem das crianças/estudantes e a propor a utilização de recursos didático-pedagógicos, bem como criar e produzir materiais pedagógicos utilizando a tecnologia do maquinário presente no IdeaLab.


Palavras-chave


Material-Didático; Pedagogia; IdeaLab.

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